Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Capes prorroga prazo de pré-inscrição para cursos do PARFOR
Início do conteúdo da página

Capes prorroga prazo de pré-inscrição para cursos do PARFOR

Imprimir
Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 09h49

Capes prorroga prazo de pré-inscrição para cursos do PARFOR

 

 

Os professores interessados poderão se pré-inscrever até a próxima segunda-feira, 16 de março.

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até a próxima segunda-feira, 16 de março, o prazo de pré-inscrição para cursos de licenciatura ofertados no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). Com isso a validação só começará no dia17/03/2015.

Os Cursos de Licenciatura ofertados pelo PARFOR são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica. No PARFOR são ofertados os seguintes cursos:

Licenciatura – para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;

Segunda licenciatura – para docentes que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras;

Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.

Está sendo disponibilizado um total de 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica.

Para participar do processo seletivo dos cursos do PARFOR, a pré-inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o pré-inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a secretaria de educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. O período de validação pelas secretarias de educação é de 17/03/2015 a 24/04/2015.

É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas.

Para saber mais sobre o PARFOR, recomendamos ler atentamente o manualdisponível no site da Capes. Em caso de dúvidas, ligar para 0800 616161, opção 7, ou envie mensagem pelo Fale Conosco.

Fim do conteúdo da página