Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Administração Superior visita PARFOR

Instagram - Parfor

Administração Superior visita PARFOR

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 11h02
Administração Superior visita PARFOR

Melhorar a qualidade da educação básica no Piauí. Foi com esse objetivo que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi implantado no Estado, fazendo parte deste projeto a Universidade Federal do Piauí (UFPI). A equipe da Administração Superior da UFPI visitou, na manhã desta quarta-feira (08), as instalações provisórias do PARFOR na Instituição, oportunidade em que reafirmou o compromisso com os objetivos do Plano e dialogou sobre as necessidades a serem observadas para que o programa continue a contribuir com o processo de formação de professores no Estado.

A comitiva contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; da Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; da Pró-reitora de Administração, Jovita Maria Terto Madeira Nunes; e do Prefeito Universitário, Engengeiro Luís Mendonça.

O objetivo do encontro informal possibilitou diálogo acerca das instalações atuais e da necessidade de reforma até a construção de prédio específico para abrigar as atividades do PARFOR/UFPI. Atualmente, o programa atende 2.612 alunos distribuídos em 80 turmas de 14 diferentes cursos em sete municípios.

Para o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, o PARFOR é "uma ação importante do Governo Federal que vem contribuir para o resgate de uma dívida do poder público para com o povo brasileiro, em especial, para com os professores". Na oportunidade, destacou, ainda, o reconhecimento nacional conquistado pelo Programa com a contribuição dos docentes da UFPI. "A participação da UFPI no PARFOR tem sido reconhecida nacionalmente, inclusive pelo órgão financiador, a CAPES, que escolheu nossa universidade para sediar o I Encontro Norte-Nordeste. Esse reconhecimento se deve ao competente trabalho de nossa equipe de coordenadores e docentes do PARFOR/UFPI e do irrestrito apoio dispensado pela administração superior, desde a gestão que nos antecedeu e que continuamos ampliando", concluiu.

A Coordenadora do PAFOR, Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Duarte Ferro, agradeceu a visita da equipe e falou sobre expectativas futuras para melhoria das condições oferecidas ao professor cursista do Programa. "O reitor e a Vice-reitora estão honrando o compromisso assumido em campanha de uma gestão dialogada, compartilhada e transparente. Isso mantém viva a esperança do crescimento contínuo dos que fazem o PARFOR", afirmou a Coordenadora.

PARFOR - O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi lançado em maio de 2009 resultante de uma ação desenvolvida em regime de colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), as secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior. No Piauí, o PARFOR foi implantado em 2010 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. Em pouco tempo, o PARFOR/UFPI se firmou como referência no cenário nacional e já formou mais de 500 alunos.

Coordenadores de curso em reunião com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e  Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira e o preifeito Luiz Mendonça.