Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR realiza abertura das atividades do período letivo 2013.2

PARFOR realiza abertura das atividades do período letivo 2013.2

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 10h59
PARFOR realiza abertura das atividades do período letivo 2013.2

A Coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) realizou, na manhã desta segunda-feira (06), a solenidade de abertura das atividades acadêmicas dos cursos presenciais referente ao período de 2013.2.

O evento foi realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e contou a presença do Deputado Átila Lira, Secretário de Educação do Estado do Piauí; do Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da UFPI; da Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lopes, Pró-reitora de Ensino de Graduação; da Prof.ª Cristiane Torres, Pró-reitora de Assuntos Estundantis e Comunitários; e da Prof.ª Ms. Maria da Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR.

Mesa de abertura do evento

Logo após o  pronunciamento da Prof.ª Glória Ferro, foi realizada a mesa de diálogo "Inserção dos estudantes do PARFOR nos programas e ações afirmativas e de assistência estudantil da UFPI: limites e possibilidades", moderada pela Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Targino. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda "Orientações gerais para a oferta dos cursos especiais do PARFOR/UFPI", com moderação da Prof.ª Dr.ª Gardene Maria de Sousa.  O evento segue durante o período da tarde com atividades em sala de aula.

Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, Reitor da UFPI

O Secretário de Educação do Piauí, Átila Lira, comentou sobre a importância da atuação da UFPI para o PAFOR."O trabalho da Universiadade Federal é extraordinário. Hoje, a oferta de cursos é sistemática e organizada, com uma pedagogia própria para o professor que trabalha. O Governo do Estado reconhece esse trabalho fundamental para melhorar a qualidade de ensino do nosso Estado", ressaltou o Secretário.

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, que em seu discurso reiterou o compromisso da UFPI com o crescimento do programa, essa crescente procura pelo PAFOR também é motivada pela boa receptividade da comunidade em relação à universidade. "A procura pela vagas do PARFOR na UFPI é grande e nós temos procurado atender a essa demanda". Ainda segundo o Reitor, as instiuições de ensino superior que atuam no estado têm trabalhado para melhorar a formação dos professores. "A tendência é ampliar a oferta desses cursos não só pela UFPI, mas pela nossas co-irmãs - a Universidae Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), que estão empenhadas para que todos os professores do ensino básico tenham a oportunidade de se qualificar", destacou o Reitor.

Segundo a Coordenadora do PARFOR, Prof.ª Ms. Maria da Glória Ferro, o programa tem auxiliado na melhoria da educação no Estado. "O mais importante no futuro é o impacto dessa formação que os professores estão adquirindo no PARFOR, na sala de aula com os alunos. A melhoria da atuação do professor em sala de aula é a garantia da evolução dos alunos e, por consequência, da educação do nosso país", afirmou a Coordenadora.

Alunos do PARFOR lotam o Cine Teatro da UFPI

em maio de 2009 resultante de uma ação desenvolvida em regime de colaboração entre o Ministério da Educação (MEC), as secretarias de educação dos estados, dos municípios e do Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior. No Piauí, o PARFOR foi implantado em 2010 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Estado. Em pouco tempo, o PARFOR/UFPI se firmou como referência no cenário nacional e já formou mais de 500 alunos.