Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aluna do PARFOR da UFPI é destaque nacional

Aluna do PARFOR da UFPI é destaque nacional

Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 10h53

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB realizará nos dias 21 e 22 de setembro de 2011, em Brasília-DF, o I Encontro Nacional do PARFOR, que terá como objetivos integrar o processo de avaliação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e fomentar a troca e a socialização de experiências e reflexões sobre a formação inicial de professores em exercício, bem como identificar proposições que possam contribuir para o aperfeiçoamento da gestão e execução do PARFOR e, por conseguinte, promover a melhoria da qualidade da educação básica no País.

A programação do evento contempla apresentação de experiências importantes desenvolvidas no âmbito do PARFOR e a professora Tânia Maria Vieira de Carvalho, aluna do bloco II do curso de 2ª Licenciatura em Artes Visuais (Teresina), foi um dos três alunos selecionados, entre participantes de todo o país, para relatar de que forma a experiência vivenciada no PARFOR/UFPI tem contribuído para sua atuação em sala de aula.

Desse modo, no painel intitulado “O PARFOR sob o Olhar do Professor em Formação”, Tânia Maria relatará de que forma os conhecimentos adquiridos no âmbito do PARFOR estão impactando o desenvolvimento dos projetos "Abre alas que o trenzinho caipira vai passar" e "Nas asas do Gonzagão vou descobrindo o Sertão", elaborados com o intuito de trabalhar pintura, música, matemática, leitura, conto e dança, aproveitando para difundir a cultura nordestina, e envolvem cerca de 104 alunos, de 8 a 13 anos, que participam do Programa Mais Educação na Escola Municipal Dom Helder Câmara.

"É ótimo ver meu trabalho sendo reconhecido, pois eu e meus alunos nos dedicamos à essas atividades durante muito tempo e os resultados são visíveis. Com o curso ganhei mais confiança em sala de aula e senti que não estava sozinha na realização dos projetos, tive um maior direcionamento de como atuar no Programa Mais Educação. Agora, com a oportunidade de mostrar esse trabalho em Brasília, pretendo divulgar bastante nosso êxito para que sirva de modelo para outros estados" (Profª. Tânia Maria)

A UFPI dará o suporte necessário para a professora Tânia Maria participar do encontro, juntamente com as professoras Maria da Glória Duarte Ferro, Gardene Maria de Sousa e Aldora Maria Lebre Ferreira que representarão o PARFOR/UFPI na condição de Coordenadora Geral e Coordenadoras de Curso, respectivamente.

Estamos orgulhosos da professora Tânia Maria e esperamos que sua iniciativa sirva de incentivo para que os demais professores divulguem as suas experiências de sala de aula e ressaltamos que essa conquista é fruto do trabalho coletivo de toda a equipe que integra o PARFOR no âmbito da UFPI.

Para conferir o resultado da seleção de trabalhos e relação de inscritos acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor/i-encontro-nacional-do-parfor

Mais informações sobre o 1º Encontro Nacional do PARFOR podem ser obtidas pelo e-mail ou pelo telefone (61) 2022-6583.