Cursistas de Geografia realizam atividade de campo de conscientização ambiental

Imprimir
Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2019, 10h55

 

Professores cursistas de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UFPI do Polo de Luzilândia realizaram atividade de campo onde se visitou os seguintes pontos: lixão, centro comercial, margem do rio Parnaíba e lagoa do Cajueiro, sob a orientação do professor Cícero Rodrigues.

A disciplina Atividades Curriculares de Extensão II – ACE II tem como proposta discutir a responsabilidade socioambiental, sociodiversidade e meio ambiente, assim como os problemas ambientais urbanos na perspectiva de despertar a consciência ambiental da comunidade através da educação ambiental.

 

No lixão procurou-se entender como se dá a gestão do lixo no município, o tipo de disposição, a origem e a classificação dos resíduos sólidos. O descarte inadequado dos resíduos sólidos provoca inequívocos impactos negativos sobre a qualidade das águas, do ar, do solo e destruição da biodiversidade.

No centro comercial foram observadas as atividades econômicas que impulsionam o desenvolvimento do município, destacando como se dá o descarte dos resíduos sólidos do esgoto.

Na margem do rio Parnaíba, os alunos enxergaram problemas relacionados a atividades econômicas (lava a jato) que descartam seus dejetos, sem nenhum tratamento, diretamente no rio. Outro aspecto observado foi os problemas socioambientais decorrentes das inundações que ocorrem em construções feitas no leito maior do rio.

 

A lagoa do cajueiro, situada nos municípios de Luzilândia e Joaquim Pires, é uma das maiores lagoas do Piauí, com área de 17 Km². É uma área de rara beleza cênica que atrai centenas de turistas levando para a região o desenvolvimento de atividades econômicas. Contudo, observou-se no local o descarte inadequado dos resíduos provenientes dos esgotos e a construção de banheiros às margens da lagoa.

Segundo a professora cursista Márjore de Sousa Silva, foi uma experiência única: “Fizemos uma aula de campo bem dinâmica conhecendo onde o lixo de Luzilândia é depositado após a coleta da cidade, na qual envolvia o assunto ministrado pelo Professor Cícero Rodrigues, onde podemos ter o maior proveito da aula teórica colocando em prática e conhecendo mais de perto a realidade de nossa cidade. A atividade foi um despertar para a importância de se ter um local propício para o lixo, e assim passar a conscientizar mais as pessoas a colocarem o lixo em seu devido lugar”, afirma.

Para o professor formador Cícero Rodrigues, “As discussões têm como objetivo compreender a dinâmica do espaço geográfico aliando teoria e prática na vivência dos professores cursistas, produzindo elementos significativos para a profissão docente levando à reflexão e compreensão dos vários fatores que compreendem o processo de ensino/aprendizagem”.