Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR > Serviços - PARFOR > Download - Estágio Supervisionado
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parnaiba

Pesquisa sobre Linguística e ensino ganha destaque no SIMPARFOR

Imprimir
Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 10h08

O VII SIMPARFOR em Uruçuí foi cenário para grandes experiências e, com isso, os professores cursistas de Letras-Português, Felipe Soares Costa e Elenice Moura dos Santos foram premiados em 1º lugar, no curso, com o trabalho: “Linguística e ensino: a regência verbal entre a norma culta e a norma padrão”.

 

Para os autores, a pesquisa passou por algumas fases: “O tema foi uma sugestão dada pelo professor Marcelo Alessandro. A partir daí, iniciamos as pesquisas em livros, jornais e revistas. Num primeiro momento, estávamos com a ideia de analisar redações de alunos das escolas municipais de Uruçuí. Queríamos analisar o uso dos verbos nas redações e o sentindo da escrita, só que não foi muito viável e decidimos então partir para jornais e revistas” afirmam os cursistas.

Para o Prof. Felipe Soares, a premiação foi motivo de orgulho. “Eu sempre admirei a língua portuguesa e, fazendo o curso, percebi de maneira positiva que era uma realidade diferente da que eu imaginava. Quando eu soube que abordava literatura, poesia e poemas acabei gostando ainda mais do curso”.

Já a professora cursista Elenice Santos enfatiza a importância de conquistar uma formação através do programa e afirma: “Os professores são excelentes e muito motivadores. O curso é nota 10”.

O Prof. João Benvindo, coordenador do curso de Letras-Português do Parfor/UFPI afirma que o SIMPARFOR em Uruçuí teve um saldo bastante positivo: “A maioria dos alunos nunca tinha participado de um evento científico, muito menos na condição de apresentador. Vê-los fazendo um esboço de projeto de pesquisa, executando o trabalho e publicando os resultados nos faz acreditar que é possível fazer ciência mesmo nos lugares mais isolados do país. Isso se torna ainda mais gratificante quando a sala de aula é o próprio laboratório de pesquisa”, conclui.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do Parfor na UFPI, enfatizou que “a iniciativa do SIMPARFOR é parte do esforço de garantir aos profissionais que atuam na educação básica uma formação superior de qualidade, fundamentada nos princípios da interdisciplinaridade e de promover a inserção dos cursistas na cultura acadêmica”.

As premiações aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo com suas apresentações foram entregues pelo coordenador do curso de  Letras-Português, João Benvindo.

Fim do conteúdo da página