Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Edufpi realiza lançamentos de produções de núcleos de estudos
Início do conteúdo da página

Obras do PARFOR são lançadas no Salipi

Imprimir
Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 07h41

livro 1.jpg

Na noite desta segunda-feira (3), compondo a programação especial da Edufpi no Salipi, ocorreu o lançamento de duas obras do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), “Estágio supervisionado e práticas educativas: experiências bem-sucedidas de professores-alunos do PARFOR/UFPI”, de autoria das professoras Maria Ivaneide Luz e Regina Maria Sousa de Araújo; e “Educação musical e autismo”, de autoria de Maria do Céu Carvalho, egressa do curso de Música do Parfor.

  

livro 1.1.jpg

Regina Maria Sousa de Araújo 

O livro “Estágio supervisionado e práticas educativas: experiências bem-sucedidas de professores-alunos do PARFOR/UFPI” traz uma coletânea de trabalhos apresentados em 2014 na disciplina de estágio supervisionado II no Curso de Ciências da Natureza, ofertado pelo PARFOR no Campus Amílcar Ferreira Sobral, da UFPI em Floriano. A obras traz temas relevantes com conexão entre teoria e prática na produção de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula abordando temas diversos, desde jogos matemáticos,educação ambiental, educação sexual, bullying na escola. 

"Primeiro os alunos tiveram um estádio observacional e depois desenvolveram um projeto que eles pudessem implementar de fato a partir das experiencias dos alunos. A realidade das escolas públicas principalmente no interior é muito diferente e não há tantos recursos didáticos", explicou a Profa. Maria Regina Sousa de Araújo, uma das organizadoras da obra presente ao lançamento. "Destaco também que são projetos que envolvem a comunidade como um todo em atividades como coleta de lixo, palestra com pais e preservaçao dos recursos naturais com ações que propõem a integração escola-comunidade", completou.

livro 2.jpg

Profa. Maria do Céu Carvalho, autora

Na sequência, às 19h30, ocorreu o lançamento da obra "Educação Musical e Autismo - a arte de ensinar cantando", da aluna egressa do PARFOR Maria do Céu Carvalho, professora estadual, que atua há mais de uma década na Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA). O livro lança uma proposta inovadora do uso da música na educação de autistas, com apresentaçao de noções de ritmo, de percepção dos sons, de notas musicais, além de dicas de como construir material didático adaptado. " Todo o material foi trabalhado com crianças em sala de aula, com excelentes resultados, com ganhos em socialização, interação e aprendizagem. A música é um fio condutor de comunicação tanto pra autistas comprometidos como para autistas leves", avaliou a autora da obra, Profa. Maria do Céu.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - UFPI
 
Fim do conteúdo da página