Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Abertura do VII Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI - Uruçuí

Abertura do VII Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI - Uruçuí

Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 12h08

Ocorreu nesta quinta feira (23), a abertura do VII Seminário Interdisciplinar do Parfor/UFPI (SIMPARFOR), sediado no auditório da câmara municipal da cidade de Uruçuí. Reunindo palestras, exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral.

Neste semestre, o SIMPARFOR vem em sua sétima edição e traz como tema “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”. As etapas serão realizadas além de Uruçuí em Bom Jesus, Currais, Parnaíba, Luzilândia e Teresina.

A palestra de abertura do VII SIMPARFOR, “As vozes poéticas do corpo: o ensino de língua na perspectiva de formação integral do aluno”, foi proferida pelo Prof. Me. Daniel Carvalho de Almeida com coordenação do Prof. Dr. Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos e Relatores: Profa. Dra. Carla Andréa Silva e Prof. Me. Francisco Erlon Barros.

A explanação do professor Daniel Carvalho teve como objetivo apresentar conceitos essenciais para a compreensão da formação integral e interdisciplinar do aluno e destacar, dentre os aspectos interdimensionais necessárias ao aperfeiçoamento humano (físico, cognitivo, político, econômico, social e estético), a importância da dimensão estética corporal.

A sessão de comunicação oral e pôsteres ficaram sobre a avaliação dos professores: Felipe Pereira e Silva, Carla Andréa Silva, Kricia de Sousa Silva, Francisco Erlon Barros, Lorena de Sousa Soares, Wilma Avelino de Carvalho, Marcelo Alessandro Limeira dos Santos, Yara Lízia Porto de Carvalho Reis, Marilde Chaves dos Santos e Luiz Jesus Santos Bonfim.

Durante o evento foram apresentados seis trabalhos de Educação Física e seis de Letras Português e discutidas as experiências de formação dos professores da escola básica através de trabalhos pedagógicos resultantes das ações do Projeto Formativo Interdisciplinar, desenvolvidos nos cursos de Educação Física, História, Geografia, Letras Português e Pedagogia do Parfor/UFPI ao longo do período letivo 2018.2, com a temática “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”.

Os coordenadores João Benvindo do curso de Letras Português e Fabrício Rossi do curso de Educação Física foram os responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar de acordo com suas apresentações.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do parfor na UFPI, enfatizou que a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar. “Porquanto, apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade”, disse Glória Ferro.

Confira a cobertura completa: VII SIMPARFOR - URUÇUÍ