Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR/UFPI realiza VII Seminário Interdisciplinar em Currais

Instagram - Parfor

PARFOR/UFPI realiza VII Seminário Interdisciplinar em Currais

Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 11h48

O VII Seminário Interdisciplinar do Parfor (SIMPARFOR) nesta sexta (24) reuniu as turmas de História de Bom Jesus e Educação Física de Currais no Centro de Ensino Médio Hélio Figueiredo da Fonseca na cidade de Currais.

O SIMPARFOR é um evento realizado pelo PARFOR/UFPI cujo objetivo é “fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares”.

Durante o evento, que tem como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral, são socializadas as experiências do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI.

A palestra “As vozes poéticas do corpo: o ensino de língua na perspectiva de formação integral do aluno”, foi proferida pelo Prof. Me. Daniel Carvalho de Almeida com coordenação da profa. Me. Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula e relatoras: Profa. Me. Rannyelle Rocha e Teixeira Profa. Dra. Veruska Lauriana da Silva Carvalho.

A explanação do professor Daniel Carvalho teve como objetivo apresentar conceitos essenciais para a compreensão da formação integral e interdisciplinar do aluno e destacar, dentre os aspectos interdimensionais necessárias ao aperfeiçoamento humano (físico, cognitivo, político, econômico, social e estético), a importância da dimensão estética corporal.

Compuseram a mesa junto a coordenadora geral do Parfor/UFPI Glória Ferro o coordenador do curso de Educação Física Fabrício Rossi, a coordenadora do curso de História Bartira Araújo, a coordenadora local dos cursos do Parfor em Bom Jesus Zeferina Barros, o Prefeito Municipal de Currais Raimundo de Sousa Santos, Vice Prefeito Orlei de Oliveira Sousa, Presidente da Câmara de Vereadores Euclides Barros Torres Neto, Secretário Municipal de Educação: Erenildo Martins Fonseca, o Padre Jefferson Leandro Santos, o coordenador local do curso de pedagogia da UESPI Miguel Lopes Medeiros, Diretor do Centro de Ensino Médio Edésio Sousa do Ó, Diretores da Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos, Américo Sousa Castro, Janilde Sousa Sabino e Arionete Santos Silva.

A sessão de comunicação oral e pôsteres ficaram sobre a avaliação dos professores: Maria de Jesus Nunes Viana, Lívia Maria Nunes de Almeida, Carla Patrícia de Carvalho Oliveira, Eliane de Sousa Oliveira Rocha, Eva Vieira Freitas e Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula, José Lins Duarte, Rannyelle Rocha Teixeira, Francisco Waldílio da Silva Costa, Veruska Lauriana da Silva de Carvalho, Lucelia Narjera de Araújo, Amanda Maria dos Santos Silva e Maurício Pereira Barros.

A professora Glória Ferro, coordenadora geral do parfor na UFPI, enfatizou que a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do Parfor/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar. “Porquanto, apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade”, disse Glória Ferro.

Os coordenadores Bartira Araújo do curso de História e Fabrício Rossi do curso de Educação Física foram os responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugar de acordo com suas apresentações.

Confira a cobertura completa: VII SIMPARFOR - BOM JESUS & CURRAIS