Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Nacional da Matemática – Homenagem através da música

Imprimir
Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 12h50

O Dia da Matemática é uma data há tempos comemorada informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Essa comemoração é feita a cada 06 de maio como uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/UFPI homenageia esse dia através de uma bela canção escrita pelo professor Renato da Silva formado pelo curso de Licenciatura em Matemática. A melodia é uma paródia baseada na música “IMAGINE” do saudoso cantor John Lennon.

 

 

“Comecei a trabalhar a letra a princípio falando de nós cursistas, dos nossos primeiros contatos no início das aulas, das dificuldades que tivemos ao longo do curso, pois todos nós víamos de outras cidades (União, Campo Maior, José de Freitas, Matias Olímpio, Piripiri), saíamos muito cedo de nossas casas, ausentando de nossas escolas antes que encerrasse o período normal, deixando familiares para irmos até a Universidade, em Teresina-PI, em busca de nossa formação. E, em pouco menos de dois meses nos aproximamos uns dos outros, somamos amizades, unimos esforços para conseguirmos nossos objetivos”, afirma Renato.

 

De acordo com o professor a música teve como objetivo agradecer de uma forma diferente tudo o que o programa significa para ele. “A música nos qualifica a um reconhecimento ao Parfor, esse programa federal que abriu as portas para que pudéssemos lograr nossos sonhos com o curso de matemática. E ainda exalta todos os nossos mestres da instituição, por terem nos ajudado ao despertar a uma vivência melhor com o mundo da matemática a fim de usufruirmos em nossas escolas”.  

Renato teve sua primeira graduação em pedagogia, mas já trabalhava com matemática e sempre desejou sua formação na área que atua. “O curso de Licenciatura em matemática pelo Parfor foi de grande relevância e hoje me sinto realizado pela conclusão, por ter tido grandes mestres altamente capacitado em todas as disciplinas e também por ter conhecido pessoas que juntos caminhávamos na mesma direção sempre para aprimorar nossa formação. Minha enorme gratidão também à coordenadora geral do programa, professora Glória Ferro, e ao coordenador do curso, professor Edivaldo Queiroz, por terem facilitado todos os processos ocorrido durante o tempo que permanecemos em estudos”, concluiu Renato da Silva.

 

Confira a música aqui: Nossas Histórias, nossas conquistas

 

 

NOSSAS HISTÓRIAS, NOSSAS CONQUISTAS

    (Renato da Silva)

 

  1. Desde de então, que nos conhecemos

Nossos mundos pareciam estranhos... diferentes

Mas aos poucos unimos nossas mentes

E nos tornamos mais que amigos,

Pois ancoramos o sonho do aprender...

 

  1. Hoje viemos aqui para falar

Só um pouco de nossa história,

Dos tantos sacrifícios e, conquistas

De caminhos repletos de vitórias

Que a vida nos proporcionou...

 

REFRÃO:

É tão difícil expressar

O que estamos sentindo agora

Nosso obrigado ao Parfor...

E aos mestres da MATEMÁTICA

Por nos ter ensinado algo a mais... (Bis)

 

  1. Sempre com um ‘cafezinho antes d’aula

Nos aquecia ao cálculo da ‘INTEGRAL’

Umas das formas do Dr. Paulo Alexandre

E ainda os Princípios do ‘AXIOMA’... [origem dos números]

Foram mais uma do Dr. Jurandir...

 

  1. Como é bom falar de nossa união,

Dos laços fortes que radiaram entre nós

Assim corou nossa bela história:

Matias Olímpio, José de Freitas,

Piripiri, União, Campo Maior...

 

E também a nossa Teresina

Todos unidos por acreditar

Que em poucos mais de dois anos

Poderíamos festejar

E pra sempre celebrar... (Bis)

 

Fim do conteúdo da página