Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Parfor/UFPI forma turma de Letras Libras em Parnaíba e Matemática em Teresina

Parfor/UFPI forma turma de Letras Libras em Parnaíba e Matemática em Teresina

Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 08h28

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizou na noite da última quinta-feira (21) a solenidade de colação de grau de 30 professores da Educação Básica do curso de Letras Libras em Parnaíba e 12 professores do curso de Matemática em Teresina.

Em Parnaíba, a solenidade de outorga de grau aconteceu no auditório do Campus Ministro Reis Velloso e foi presidida pelo Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, Pró Reitor de Pesquisa e Inovação representando o Magnífico Reitor e contou com a presença da Profª Ivanilza Moreira de Andrade, Vice Diretora do Campus Ministro Reis Velloso, Profª Belina Augusta de Oliveira, Coordenadora Local do Parfor, Profª. Dra Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras Libras do PARFOR e Profª Bartira Araújo, Coordenadora do curso de Geografia e História do Parfor.

Em Teresina, a solenidade de outorga de grau aconteceu no Espaço Cultural Noé Mendes e foi presidida pela Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação juntamente com paraninfos, Coordenadores, assim como o Coordenador do Curso de Matemática, Prof. Dr. Edivaldo Queiroz, professores homenageados; além de familiares.

“É um momento único para todos nós formandos, pois fazemos parte de uma parcela privilegiada com um conhecimento enorme, pois estamos saindo do curso, mas a nossa luta pela acessibilidade da pessoa surda está apenas começando. Agradecemos aos nossos mestres e amigos que estiveram conosco durante essa caminhada e compartilharam conosco o seu conhecimento despertando em nós muitas emoções e conhecimentos através de forças imagináveis que nunca pensávamos que tínhamos. A Libras é mais que uma língua, a Libras é um amor para a vida, pois é inclusão também é um ato de amor e está se efetivando hoje para nós nesse momento lindo, único e especial. Que todos nós sejamos profissionais de excelência e multiplicando o conhecimento que recebemos”, disse a formanda Adriana Dourado.

Para a Coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor, os estados do Piauí e do Maranhão receberão profissionais bastante qualificados: “Esse momento da colação de grau que coroa todo um processo, especialmente quando pensamos nos cursos de Letras Libras que começaram de uma maneira bastante atribulada, mas que a procura foi muito grande. Na verdade, é um curso com grande procura, mas que infelizmente as políticas públicas acabaram fazendo com que novas ofertas não fossem possíveis, então nesse mês que se realiza a colação de grau das seis turmas de Letras Libras pelo Parfor pode-se ponderar a importância e a relevância do trabalho desenvolvido”, disse Maraísa Lopes.

“Com mais uma formatura de professores em Matemática e em Letras Libras, a UFPI, através do Parfor, está honrando com o compromisso assumido com a melhoria da qualidade da Educação Básica no estado do Piauí. A formatura de 30 professores em Letras Libras, particularmente, multiplica as possibilidades de inclusão, pois o Piauí ainda é muito carente de professores qualificados para atuarem com a comunidade surda", disse a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do Parfor na UFPI.