Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI forma professores da Educação Básica em Letras Libras pelo Parfor
Início do conteúdo da página

UFPI forma professores da Educação Básica em Letras Libras pelo Parfor

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou a solenidade de colação de grau de 29 formandos do curso de Letras Libras, além de um aluno remanescente do curso de História, Jucyvan Rodrigues Sousa.

 

 

A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no espaço Cultural Noé Mendes, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina e foi presidida pela Profª Drª Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Profª. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Geral do Parfor e Patronesse das turmas de História e Letras Libras do Programa, Profª Drª Bartira Araújo da Silva Viana, Coordenadora do curso de Geografia paraninfa e homenageada da turma de História do Parfor, Profª Drª Maraísa Lopes, Coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor e Paraninfa da turma, o Prof Dr João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras do Parfor e demais professores homenageados.

 

 

 

Para o formando Ailton Lima Brito, o curso foi um divisor de águas: “A oportunidade de fazer o Curso de Letras Libras na UFPI mudou minha vida profissional como educador, pois já trabalhava com Surdos desde 2009 e me sentia despreparado, desconhecia muitas práticas que poderiam fazer a diferença na educação de Surdos, como por exemplo, conhecimento profundo das Libras, didáticas, metodologias e recursos adaptáveis a Libras, foi um curso de excelência, tivemos os melhores professores da área e uma coordenação formidável. Hoje chegando aqui na colação de grau sinto-me outro profissional, estou preparado para fazer a diferença e me destacar na área da docência em Libras, tenho muito orgulho de ter sido aluno do Parfor/UFPI”, afirmou o formando.

Segundo a Coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor, os estados do Piauí e do Maranhão receberão profissionais bastante qualificados: “Esse momento da colação de grau que coroa todo um processo, especialmente quando pensamos nos cursos de Letras Libras que começaram de uma maneira bastante atribulada, mas que a procura foi muito grande. Na verdade é um curso com grande procura, mas que infelizmente as politicas públicas acabaram fazendo com que novas ofertas não fossem possíveis, então nesse mês que se realiza a colação de grau das seis turmas de Letras Libras pelo Parfor pode-se ponderar a importância e a relevância do trabalho desenvolvido”, disse Maraísa Lopes.

 

 

Para a Coordenadora Geral do Parfor, a UFPI está honrando com o compromisso assumido com a garantia de melhoria da qualidade da Educação Básica no estado do Piauí. “A formatura de 29 professores em Letras Libras, particularmente, multiplica as possibilidades de inclusão e aproximação entre as pessoas, pois o Piauí ainda é muito carente de professores qualificados para atuarem com a comunidade surda", afirma a professora Glória Ferro.

 

Fim do conteúdo da página