Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI forma professores da Educação Básica em Letras Libras pelo Parfor

UFPI forma professores da Educação Básica em Letras Libras pelo Parfor

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), realizou a solenidade de colação de grau de 29 formandos do curso de Letras Libras, além de um aluno remanescente do curso de História, Jucyvan Rodrigues Sousa.

A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no espaço Cultural Noé Mendes, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina e foi presidida pela Profª Drª Cleânia de Sales Silva, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, representando o Magnífico Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, Profª. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Geral do Parfor e Patronesse das turmas de História e Letras Libras do Programa, Profª Drª Bartira Araújo da Silva Viana, Coordenadora do curso de Geografia paraninfa e homenageada da turma de História do Parfor, Profª Drª Maraísa Lopes, Coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor e Paraninfa da turma, o Prof Dr João Benvindo de Moura, Coordenador do curso de Letras do Parfor e demais professores homenageados.

Para o formando Ailton Lima Brito, o curso foi um divisor de águas: “A oportunidade de fazer o Curso de Letras Libras na UFPI mudou minha vida profissional como educador, pois já trabalhava com Surdos desde 2009 e me sentia despreparado, desconhecia muitas práticas que poderiam fazer a diferença na educação de Surdos, como por exemplo, conhecimento profundo das Libras, didáticas, metodologias e recursos adaptáveis a Libras, foi um curso de excelência, tivemos os melhores professores da área e uma coordenação formidável. Hoje chegando aqui na colação de grau sinto-me outro profissional, estou preparado para fazer a diferença e me destacar na área da docência em Libras, tenho muito orgulho de ter sido aluno do Parfor/UFPI”, afirmou o formando.

Segundo a Coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor, os estados do Piauí e do Maranhão receberão profissionais bastante qualificados: “Esse momento da colação de grau que coroa todo um processo, especialmente quando pensamos nos cursos de Letras Libras que começaram de uma maneira bastante atribulada, mas que a procura foi muito grande. Na verdade é um curso com grande procura, mas que infelizmente as politicas públicas acabaram fazendo com que novas ofertas não fossem possíveis, então nesse mês que se realiza a colação de grau das seis turmas de Letras Libras pelo Parfor pode-se ponderar a importância e a relevância do trabalho desenvolvido”, disse Maraísa Lopes.

Para a Coordenadora Geral do Parfor, a UFPI está honrando com o compromisso assumido com a garantia de melhoria da qualidade da Educação Básica no estado do Piauí. “A formatura de 29 professores em Letras Libras, particularmente, multiplica as possibilidades de inclusão e aproximação entre as pessoas, pois o Piauí ainda é muito carente de professores qualificados para atuarem com a comunidade surda", afirma a professora Glória Ferro.