Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Publicação do livro “Estágio Supervisionado e práticas educativas”

Publicação do livro “Estágio Supervisionado e práticas educativas”

Publicação do livro “Estágio Supervisionado e práticas educativas” impulsiona pesquisa entre professores do PARFOR

O livro “Estágio Supervisionado e práticas educativas: Experiências bem-sucedidas de professores-alunos do PARFOR/UFPI” será lançado oficialmente durante o VII SIMPARFOR que acontecerá nas cidades de Uruçuí dia 23/05, Bom Jesus e Currais 24/05, Luzilândia 30/05, Parnaíba 31/05 e finalizará em Teresina no dia 07/06.

A obra literária organizada por Maria Ivaneide Luz e Regina Maria Sousa de Araújo surgiu na disciplina Estágio Supervisionado II que ambas lecionaram para os alunos do curso de Ciências da Natureza do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor, do Campus de Floriano, durante a realização das atividades da disciplina.

Capa do livro "Estágio Supervisionado e práticas educativas"

A ideia do livro foi uma iniciativa da professora Maria Ivaneide. “O livro Estágio Supervisionado e Práticas Educativas surgiu da necessidade de compartilhar com profissionais da educação e com a sociedade as discussões e os projetos elaborados pelos cursistas do PARFOR. Essa publicação tem como objetivo estimular a criatividade e a busca constante de respostas para os desafios do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando assim um ambiente escolar mais eficiente, dinâmico e acolhedor”, relata a professora.

Durante a disciplina a turma foi dividida em dois grupos, ficando cada grupo sob a supervisão de uma professora. A partir dos projetos que eram apresentados e entregues pelos alunos foi desenvolvida a coletânea, servindo como referência para outros alunos e professores de diversas áreas.

Para a professora Regina Maria, o apoio do Parfor foi fundamental e se torna uma motivação a mais para os professores: “Além de ser um livro que teve seu conteúdo desenvolvido totalmente durante uma disciplina do Parfor vale ressaltar que desde o momento em que surgiu a ideia ela foi abraçada e estimulada pelo programa, desde o inicio até a confecção do livro”, afirma.

“Temos o maior interesse em divulgar as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Parfor. Parabenizo os cursistas e as professoras Maria Ivaneide e Regina Maria pela iniciativa e convido os demais professores formadores e professores estudantes do programa para também socializarem as suas experiências exitosas”, disse a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do Parfor na UFPI.