Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > UFPI é destaque no III Encontro Nacional do PARFOR

UFPI é destaque no III Encontro Nacional do PARFOR

imagem sem descrição.

A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, o Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Letras Português e Inglês (PARFOR), Prof. Dr. João Benvindo de Moura, a Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras-LIBRAS (PARFOR/CCHL), Profa. Dra. Maraisa Lopes, e as professoras-alunas Adriana Rodrigues (professora da rede municipal de Caraúbas do Piauí e aluna do curso de Letras-Português de Parnaíba) e Hildegardes Bonfim (professora da rede municipal de Picos e aluna do curso de Letras-Libras do Campus Senador Helvídeo Nunes de Barros - CSHNB) representaram o PARFOR/UFPI no III Encontro Nacional do PARFOR realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, em Londrina – PR.

imagem 1

Professores da UFPI em evento que ocorreu em Londrina-PR.

A professora Glória Ferro foi convidada pela organização do evento para coordenar duas Sessões de Comunicações Orais e todos os participantes relataram experiências exitosas desenvolvidas no PARFOR/UFPI e contribuíram com as discussões realizadas no evento. A Profa. Glória Ferro apresentou a comunicação oral intitulada “Projeto formativo interdisciplinar: a experiência do PARFOR no contexto da UFPI”; o Prof. João Benvindo e a aluna Adriana Rodrigues apresentaram trabalho realizado em parceria, intitulado: “A Prática reflexiva do professor e os discursos dos alunos: uma experiência no município de Caraúbas do Piauí”; a Profa. Maraisa Lopes e a aluna Hildegardes Bonfim, em coautoria, apresentaram o trabalho: “LIBRAS colocada em cena: o curso de Letras-Libras (PARFOR/UFPI) e a localidade Várzea Queimada – diálogos possíveis”.

Imagem 2

Profa. Me. Maria da Glória Duarte Ferro conduziu duas Sessões de Comunicações Orais no evento.

Merece destaque também a brilhante participação do Professor Francisco Williams (CCE/DEFE), que integrou a mesa redonda “Interdisciplinaridade, formação de professores e práticas docentes”, no encerramento do evento, abordando o tema: “Interdisciplinaridade, práxis interdisciplinar e formação docente”. A participação do professor Williams no evento foi um convite da equipe da Capes em decorrência da temática abordada por ocasião do I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (I SIMPARFOR), que ocorreu em Teresina nos dias 19 e 20 de maio deste ano. A assessora da Capes que prestigiou o I SIMPARFOR (http://www.simparfor.ufpi.br/) em Teresina solicitou autorização à Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI para replicar a mesma Mesa Redonda no III Encontro Nacional do PARFOR, sinalizando mais uma vez para a credibilidade no trabalho da equipe da UFPI.

imagem 3

Professores e alunas da UFPI participam de evento do PARFOR na cidade de Londrina-PR.

Para a professora Glória Ferro, coordenadora geral do PARFOR/UFPI, a participação da equipe do PARFOR/UFPI (coordenadores, professores formadores e alunas) possibilitou uma integração das diversas instâncias do PARFOR contribuindo para a socialização de experiências diversas oriundas das mais diversas regiões do Brasil e para a reafirmação do alcance social do Programa.

III Encontro Nacional do PARFOR: A Formação e a Ação dos Professores da Educação Básica

O Parfor é um programa de formação inicial de professores educação básica. Trata-se da oferta emergencial de cursos de licenciatura e de cursos ou programas especiais dirigidos aos docentes em exercício na rede pública, com o objetivo de garantir a esses professores a formação específica exigida pela LDB. O programa possui grande complexidade em sua gestão e é implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, o Distrito Federal, os municípios e as Instituições de Educação Superior – IES. Passados sete anos após sua criação, o Parfor conta com um número significativo de experiências que tem contribuído para a discussão e o aperfeiçoamento da formação de professores no Brasil. Visando o compartilhamento das experiências acumuladas no Parfor, bem como refletir sobre a formação e a atuação dos professores da educação básica como agentes de transformação da sociedade, a Universidade Estadual de Londrina, em parceria com a CAPES, propõe a realização do III Encontro Nacional do PARFOR. A programação do evento englobará palestras, mesas redondas, minicursos, comunicações orais e exposições de pôsteres.

Saiba mais: