Página inicial > Últimas Notícias - STI > Reitor inaugura novos equipamentos da Superintendência de Tecnologia da Informação
Últimas notícias - STI

• Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

STI1320180521143506

Equipe técnica do STI

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve presente na manhã desta segunda-feira (21), na Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para oficializar a inauguração dos novos equipamentos.

Estiveram presentes na solenidade, o Superintendente de TI, Ricardo de Andrade; o Coordenador de Infraestrutura, Mário Cristiano; o Chefe de Divisão de Segurança da Informação, Péricles Oliveira; a Chefe de Divisão de Atendimento ao Usuário, Cledjan Torres; e o Coordenador de Sistemas, Euclydes Gregório de Melo.

STI920180521143928

Reitor e o Coordenador de Infraestrutura, Mário Cristiano, que explica como funciona o Datacenter

Durante a visita, foi possível observar o mapeamento dos processos internos de controle de demandas dos nossos usuários internos e externos e os ajustes de execução da implantação dos módulos SIG. Foi realizado um mapeamento dos processos referente ao controle, monitoramento e execução do fornecedor de sustentação e customização da plataforma SIG. Além disso, pode-se observar também o monitoramento em tempo real de todas as instâncias, máquinas e ativos da plataforma SIG com controle e visualização de eventos em uma rede de TV´s interligadas na Coordenação de Infraestrutura para monitoramento e resolução proativa de problemas.

STI1420180521144544

Ricardo de Andrade, Superintendente de TI

A Coordenação de Sistemas passou por uma profunda reestruturação em suas divisões de atendimento, desenvolvimento e banco de dados para prover o planejamento, especificação, desenvolvimento, documentação, instalação, manutenção e apoio ao uso dos sistemas de informação da UFPI, principalmente, no projeto de implantação e expansão do plano ERP na plataforma SIG (SIGAA, SIPAC, SIGRH e SIGAdmin), como conta o Superintendente de TI, Ricardo de Andrade Lira Rabelo. “ Recebemos hoje o Magnifico Reitor da UFPI para mostrar nossa nova estrutura. A Universidade encontra-se, hoje, bem equipada em termos de processamento, armazenamento e, agora, bem protegida no quesito segurança com a implantação do Firewall”, explicou.

STI 1820180521145330

Péricles Oliveira, Chefe de Divisão de Segurança da Informação

O sistema de Firewall funciona como uma espécie de vigia que controla o tráfego de entrada e saída da Universidade, como conta o Chefe da Divisão de Segurança da Informação, Péricles Oliveira. “Esse ‘vigia’ tem a função de autenticar todos os usuários da Universidade para acessar a internet”, explica.

STI 1920180521145825

Mário Cristiano, Coordenador de Infraestrutura

O Coordenador de Infraestrutura, Mário Cristiano, explica a importância da ferramenta. “A Universidade adquiriu um equipamento de Firewall de última geração que vai trazer um nível de segurança muito maior do que proporcionávamos na rede. Além de ser robusto, o equipamento tem capacidade de suportar o tráfego na rede, não permitindo que ameaças sejam espalhadas e nem que um usuário mal-intencionado venha fazer algum malefício”, esclarece.

STI120180521150147

Reitor da UFPI, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

Na ocasião, o Reitor oficializou a entrega dos novos equipamentos e reconheceu o grande trabalho que vem sendo feito pela Superintendência de Tecnologia da Informação. “Mesmo em um momento de crise nós conseguimos investir recursos para que o sistema pudesse dar proteção aos nossos dados que, até então, estavam vulneráveis. Agora estamos com um sistema de proteção muito bom que se destaca entre as universidades. Fizemos um investimento alto, porque reconhecemos a importância disso. São várias ações que estão sendo feitas para melhorar o serviço prestado pelo STI à comunidade acadêmica”, disse.

STI1520180521150830

Mário Cristiano com o Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

Além da solenidade de inauguração, o Reitor visitou toda a estrutura do STI, e conheceu alguns membros da administração e da equipe técnica que opera dentro da Superintendência.

Mais fotos:

STI620180521150518