Página inicial > Últimas Notícias - MAP > Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI recebe professora da Universidade de Coimbra para palestra sobre Antropologia Biológica

Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 17h18

No dia 20 de agosto, às 16h, acontecerá no Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí a Palestra “Antropologia Biológica na Universidade de Coimbra: quem somos e o que fazemos”, que será ministrada pela Professora Doutora Ana Luisa Santos.

Ana Luísa Santos é doutorada em Antropologia Biológica e docente no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Integra o grupo “Populações e culturas do passado” do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS).

ALSantos 300x30020190808101533

Professora Doutora Ana Luisa Santos

A professora desenvolve investigação em vestígios esqueléticos humanos procurando, numa perspectiva biocultural e multidisciplinar, conhecer as condições de vida, saúde/doença e as práticas funerárias de populações pré-históricas e históricas. Tem efetuado estudos em vestígios osteológicos humanos em Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, Jamaica e Zâmbia.

Entre os tópicos de investigação destacam-se a paleotuberculose e dispersão das doenças infecciosas, consequência das migrações e das alterações socioeconômicas, ao longo dos últimos milênios.

Autora de vários trabalhos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais, orienta dissertações de mestrado, teses de doutoramento e trabalhos de pós-doc. Foi vice-presidente da Paleopathological Association (2017-2019) e é vogal da Junta directiva da Asociación Española de Paleopatología e subdirectora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

A escola de Antropologia de Coimbra, criada por Bernardino Machado (nascido no Rio de Janeiro em 1851) é uma referência a nível mundial tendo funcionado desde 1885. Com mais de 130 anos e hoje inserida no Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (DCV-UC), forma profissionais a nível de graduação, mestrado e doutorado, tanto em Bioarqueologia (em Portugal, Antropologia Biológica) quanto em Ciências Forenses.

Para além da formação, o DCV-UC tem atuação de peso na produção de conhecimento na área através do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) e do Centro de Ecologia Funcial (CFE). Seus laboratórios, coleções osteológicas humanas de referência (contando com milhares de esqueletos) e acervo arqueológico e forense servem de material para a pesquisa em Biologia Humana a pesquisadores de vários países e com impacto prático nas áreas de Saúde, Arqueologia, Ciências Forenses, Antropologia, História, entre outras.

Aulas 120190808101259

Alunos da UFPI durante estágio em Coimbra: Barbara Eduarda Barbosa de Abreu, Danyel Douglas Miranda de Almeida, Robéria Lisboa Reis e Yan Dias Ferreira

A Universidade Federal do Piauí tem convênio com a Universidade de Coimbra, ao abrigo do qual aconteceu no primeiro semestre deste ano o estágio curricular de quatro alunos da graduação em Arqueologia da UFPI no CIAS. Continuando a parceria, a Profa. Ana Luisa Santos vem falar com a comunidade universitária sobre o fazer Antropologia em Coimbra, o que pode ser uma oportunidade para troca de experiências e um abrir de portas para discentes e pesquisadores que desejem ampliar seus horizontes na formação, estágios e pesquisa.

registrado em: ,