Página inicial > Últimas Notícias - Feira de profissões > Segunda edição da Feira das Profissões é aberta ao público

Segunda edição da Feira das Profissões é aberta ao público

A solenidade de abertura da II Feira de Profissões da Universidade Federal do Piauí aconteceu na manhã de terça-feira (20), no Cine Teatro UFPI, e contou com a presença de representantes da administração superior da UFPI, professores, universitários e estudantes do ensino médio. O evento trouxe aos alunos uma mesa redonda com o tema Falando das Profissões do Futuro, que apresentou reflexões sobre a escolha das profissões e o perfil do profissional.

DSC 0105 Copy

Solenidade de abertura da II Feira das Profissões da UFPI

A Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI, esteve presente e foi mediadora das discussões da mesa redonda. Segundo Nadir, a UFPI percebeu a importância dessa discussão e o evento já integra o calendário da Universidade. "Quando fui escolher meu curso tive dúvidas e sei como esse momento é difícil. Dessa forma, a UFPI procura contribuir para que esses alunos se tornem mais conscientes na hora da definição de uma profissão".

DSC 0117 Copy

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

Durante a mesa redonda, alunos de diversas escolas tiveram o contato com profissionais experientes que trouxeram  informações para auxiliar na escolha da profissão. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Socorro Leal, apresentou a estrutura e cursos da Universidade, além de trazer informações sobre as profissões do futuro. A Prof.ª Dr.ª Ana Cristina, Presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PI), contribuiu com uma reflexão sobre o perfil que o profissional precisa para atingir o sucesso. "Atualmente, com um mercado exigente e a ampla concorrência, os profissionais precisam procurar uma maior capacitação, além de exercer sua profissão com competência".

DSC 0272 Copy1

Prof.ª Dr.ª Ana Cristina, Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Prof. Dr. Reimundo Lenilde e a Pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPI (PREG) Prof.ª Dr.ª Socorreo Leal

A estudante da Unidade Escolar Caluzinha Freire, Saara Georgia, relatou que a palestra foi esclarecedora e informativa. "Participei de 2 palestras com esse mesmo assunto, essa foi a melhor". Com a intenção de cursar educação física na UFPI, a aluna relatou que já tem certeza da sua escolha, mas não tem muitas informações sobre o curso. "Meu objetivo é aproveitar essa oportunidade para pesquisar e buscar mais conhecimento antes de entrar para a Universidade", disse.

Segundo o idealizador da Feira, Rodolfo Barbosa, o objetivo do evento é trazer conhecimento aos alunos para que esses possam fazer suas escolhas da melhor forma possível. "Como os estudantes vão ingressar com mais conhecimento do seu curso, a possibilidade de desistência diminui, e, dessa forma, reduz a evasão que se tornou um problema recorrente nas Universidades", afirmou.

A segunda edição da Feira, teve palestra sobre o ENEM, exposição de todos os cursos da UFPI, por meio de stands localizados no Espaço Rosa dos Ventos, além das visitas guiadas aos centros.

DSC 0186 Copy    DSC 0187 Copy

Estande do Curso de Arquitetura e Urbanismo

DSC 0198 Copy

Estande do Curso de Química

DSC 0288 Copy      DSC 0226 Copy

Alunos do Curso de Química fazem demonstrações aos visitantes

II Feira de Profissões da UFPI

A segunda edição da Feira aconteceu de 20 e 21 de maio, no Espaço Rosa dos Ventos, das 10 às 20 horas. O evento tem o objetivo de auxiliar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio na escolha profissional.

A Feira disponibiliza diversos espaços para a orientação dos estudantes. Os alunos têm acesso a atividades como palestras com profissionais experientes, exposição de todos os cursos oferecidos pela UFPI e visitas guiadas aos Centros da UFPI.

Segundo o Prof. Dr. Raimundo Lenilde, membro da organização do evento, a Feira recebeu 75 inscrições de escolas de Teresina e a estimativa é de 4.500 visitantes nesses dois dias de evento.