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Lançamentos marcam atual fase da Editora da UFPI

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

livros lancamentos

Dando continuidade ao processo de ampliação da produção editorial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Editora da Instituição (Edufpi) começa o ano de 2017 com grandes lançamentos. Dentre eles estão: Economia Política do Jornalismo – Tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques; Jornalismo Empresarial no Piauí: história e prática, Thamyres Dias Viana; Orientação profissional em Odontologia (Manual de Orientação Profissional I), Carmen Milena Rodrigues Carvalho; e Perspectivas atuais em Promoção da Saúde, Ana Karla de Oliveira, Ana Larissa de Oliveira, Ana Roberta Vilarouca e Luísa Helena de Oliveira Lima.

Segundo o Diretor da Edufpi, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, o número cada vez maior de publicações reflete a atual fase da Editora, fruto da política da presente gestão. “A melhoria da produção tanto em termos de qualidade como em quantidade, foi possível graças a um trabalho coletivo e apoiado pela Administração Superior e pela Superintendência de Comunicação Social, que tem pensado de maneira estratégica a partir da recuperação e ampliação do parque gráfico, o que possibilitou a Edufpi estar equiparada às grandes editoras universitárias nacionais”, destacou.

A Edufpi atua como um canal de comunicação entre a Instituição e a sociedade, contribuindo para a difusão do conhecimento, apoiando a disseminação de obras de interesse para a comunidade acadêmica e de relevante valor cultural, histórico e artístico. Nesse processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas. A Editora desenvolve o papel institucional de estimular a produção acadêmica e canalizar a produção intelectual da comunidade universitária.

Para a Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, a parceria estabelecida entre os órgãos que possuem projetos para melhorar a divulgação da Universidade Federal do Piauí, em especial, a Gráfica, juntamente com a Editora e a Livraria Monsenhor Melo, tem sido um trabalho constante. “Um dos grandes desafios tem sido manter o nível das publicações aprovadas pelo Conselho Editorial da UFPI, participar de feiras e bienais, manter e fazer convênios com academias e bibliotecas públicas, além de manter a co-realização junto com a Fundação Quixote do Salão do Livro”, afirmou.

Denise Maria Moura da Silva Lopes, uma das organizadoras do livro Economia Política do Jornalismo – Tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, avalia com muita alegria o crescimento no número de publicações da Edufpi. “Isso reflete o trabalho comprometido da atual gestão em ampliar o acesso a fontes de saber. Reflete a derrubada dos muros que cercavam o conhecimento. Isso mostra que o que é produzido na Universidade não se fecha em si, ao contrário, é transformado em instrumento multiplicador. E esse crescimento também é importante para a consolidação da UFPI entre as grandes universidades do país, com produção de qualidade, com variedade, revelando os avanços de cada campo do saber”, disse.

A autora destaca ainda que publicar um livro é sempre uma grande responsabilidade, porque envolve um longo processo de pesquisa, apuração, revisão e organização de um conhecimento. “A Universidade é o locus da pesquisa e do compromisso com o público, com a comunidade. Então ter uma obra publicada pela Editora da Universidade é ter reconhecido o compromisso com a ampliação do saber, é ser creditada por um corpo avaliador crítico, qualificado e comprometido com o conhecimento científico. E é também ter a certeza de que essa obra vai chegar a um público amplo, tendo em vista não só o corpo discente, mas a atuação da Universidade na comunidade como um todo”.

As obras publicadas pela Editora da Universidade Federal do Piauí estão disponíveis na Livraria Monsenhor Melo, localizada próximo ao espaço Rosa dos Ventos, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Os livros podem ser encontrados, também, em outras livrarias fora das dependências da UFPI.

Conheça as obras:

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Economia Política do Jornalismo – Tendências, perspectivas e desenvolvimento regional, autoria de Jacqueline Lima Dourado, Denise Maria Moura da Silva Lopes e Renan da Silva Marques – Dando continuidade aos estudos sobre Economia Política do Jornalismo, o Grupo de Pesquisas em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM) traz a público uma coletânea de artigos com foco nas tendências e perspectivas do campo e no desenvolvimento regional, reunindo discussões em profundidade acerca dos rumos tomados pelo jornalismo: quais os direcionamentos adotados por jornalistas e empresas, que movimentos vêm moldando o campo, que orientações vêm sendo seguidas e como a área vem se estruturando, o que leva às perspectivas sobre o que se esperar do jornalismo, quais caminhos serão trilhados e quais desafios serão enfrentados.

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Jornalismo Empresarial no Piauí: história e prática, autoria de Thamyres Dias Viana – A obra busca contribuir para diminuir uma lacuna histórica sobre o surgimento e o estabelecimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí, além de relatar os caminhos percorridos pelas organizações rumo ao fortalecimento de sua relação com a mídia local. Para tanto foram escolhidas empresas piauienses ou que atuam no Estado como objetos de pesquisa, levando em conta o seu tempo de atuação no mercado, bem como a predisposição para investir no âmbito da Comunicação. No que se refere ao processo metodológico, a obra tem como aporte a visão de teóricos da História sem, contudo, abandonar o lugar social de produção científica, que é a Comunicação.

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Orientação profissional em Odontologia (Manual de Orientação Profissional I), autoria de Carmen Milena Rodrigues Carvalho – Obra destinada a estudantes de Odontologia, também àqueles que estão iniciando ou já estabelecidos profissionalmente na mesma. Discute temas de grande relevância para orientações acadêmicas, indicando as principais condutas e posturas para ingresso na vida profissional, além de orientações fundamentais para profissionais com o intuito de minimizar os problemas advindos das atividades laborais, assim como, todas as normas mínimas e necessárias ao atendimento seguro do paciente.

 

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Perspectivaatuais em Promoção da Saúde, autoria de Ana Karla de Oliveira, Ana Larissa de Oliveira, Ana Roberta Vilarouca e Luísa Helena de Oliveira Lima – Configura-se como instrumento de fortalecimento da promoção da saúde ao discutir práticas que operam nas estratégias mais amplas definidas na Carta de Ottawa, como intersetorialidade, informação, educação, comunicação, participação social, integralidade, equidade e responsabilidade sanitária. Este livro é dirigido a todas as pessoas que buscam aprimorar suas atividades de cuidado em saúde de forma integral, sensível e crítica. Desse modo, destina-se não apenas aos profissionais de Enfermagem, mas a todos da área da saúde, aos acadêmicos das ciências afins e aos demais cuidadores em geral.

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