Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCN > Professores da UFPI tomam posse como membros da Acipi
Início do conteúdo da página

Professores da UFPI tomam posse como membros da Acipi

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Tomaram posse como novos acadêmicos vitalícios da Academia de Ciência do Piauí (Acipi), no ultimo sábado (08), os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Prof. Dr. Antônio Fonseca Neto, História do Piauí; Profa. Dra. Maria Conceição Meneses Lage, Arqueologia; Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, Matemática Pura e Aplicada; Prof. Dr. João Batista Lopes, Energia Nuclear na Agricultura; Prof. Dr. José Ribeiro dos Santos Junior, Química Industrial; Profa Dra Iracilde Maria de Moura Fé Lima, Geografia e o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Química.

A solenidade aconteceu no auditório da Academia Piauiense de Letras (APL), com a presença de autoridades, acadêmicos e familiares. Ao todo, 17 membros receberam o título, que advém dos relevantes serviços prestados a sociedade e a Ciência do Estado.  Com a cerimônia, 60 acadêmicos compõem a Acipi.

Representando os empossados, o Reitor da UFPI e novo membro da Acipi, Prof. Dr. José Arimatéia, em seu discurso, destacou a responsabilidade de ser escolhido como membro da Acepi. Para ele, “todos os novos acadêmicos, atestam por seus currículos, que possuem os méritos pela significativa contribuição que deram para o desenvolvimento da ciência”, disse.

pronunciamento reitor

Prof. Dr. José Arimatéia, Reitor da UFPI, durante o seu pronunciamento

Segundo o Presidente da Acipi, Jônathas Nunes, a solenidade representou mais um marco na história do conhecimento cientifico piauiense. “Quem escrever um dia a história da Academia de Ciências do Piauí certamente vai ter que, sem sombra de dúvidas, citar o dia de hoje”, afirmou.

Currículos dos professores:

Antonio Fonseca dos Santos Neto

fonseca neto

Graduação pela Universidade Federal do Piauí em História (Licenciatura, 1980) e Direito (Bacharelado, 1981). Pós-Graduação: Especialização em História do Brasil (PUC-MG, 1989), Mestrado em Gestão Universitária (UFPI, 1998) e Doutorado em Políticas Públicas (UFMA, 2014). Professor Adjunto IV, estatutário, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí - CCHL, atuando principalmente nas áreas de História do Brasil, História Regional e História Moderna. Exerceu as funções de vice-diretor (1993-97) e diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL/UFPI - 2003-2009). Exerce atualmente a chefia do Departamento de História. Membro pleno do Mestrado em Gestão Pública (UFPI). Membro do Conselho Editorial da UFPI. Membro titular da Academia Piauiense de Letras, e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense (atual presidente) e, nessa condição, sócio temporário do IHGB (RJ).

Maria Conceição Soares Meneses Lage

professora conceicao lage

Graduada em Química (Licenciatura e Bacharelado) pelas Faculdades de Filosofia Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1980), São Paulo - São Paulo, Especialização em Arqueologia pela UFPI (1983/1984), Mestrado em Arqueoquímica (Diplome Détudes Aprofondés) - Université de Paris I Panthéon Sorbonne (1986/1987) e Doutorado em Arqueologia Antropologia Etnologia - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1987/1990). É pesquisadora e conselheira científica da Fundação Museu do Homem Americano (desde 1986) e professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueometria e Conservação de Arte Rupestre, atuando principalmente nos seguintes temas: análise químico-mineralógica de pigmentos pré-históricos e depósitos de alteração, intervenção de conservação de sítios arqueológicos, reconstituição de dieta alimentar através da análise química de ossadas humanas pré-históricas, análises de paleosedimentos objetivando identificar marcadores químicos de antigas ocupações humanas, exames e análises de microvestígios arqueológicos, etc.

João Xavier da Cruz Neto

joao xavier

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1986), Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1989), Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology (2002-2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Otimização Contínua.

João Batista Lopes

joao batista lopes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. É professor associado da Universidade Federal do Piauí, Presta consultoria a pesquisadores na área de estatística experimental. Atua na área de Zootecnia, principalmente nas seguintes linhas: avaliação de alimentos regionais, desempenho, exigências nutricionais, metabolismo de nutrientes, modelagem (programa de pós-graduação em Ciência Animal) e sistema agropecuários sustentáveis e aproveitamento de resíduos agroindustriais (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente).

José Ribeiro dos Santos Junior

jose ribeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é presidente do Conselho Regional de Química XVIII Região e Professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química, em Eletroquímica de filmes automontados, polímeros condutores (polyaniline), aplicação de polímeros em corrosão, e em biocombustível - síntese de biodiesel por transesterificação e catálise, aplicações de glicerina. Utilização de óleos vegetais em Transformadores elétricos de distribuição.

Iracilde Maria de Moura Fé Lima

professora iracilde

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1971), Mestrado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e Doutorado em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí (cursos de Graduação e Mestrado), atualmente coordena o Laboratório de Geografia e Estudos Ambientais - GEOAMBIENTE. Foi a primeira professora da UFPI a fazer o mestrado em Geografia. Atua nas áreas de Geomorfologia, Hidrografia, Análise Ambiental e Educação Ambiental.

José Arimatéia Dantas Lopes

jose arimateia

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1974), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: óleo essencial, própolis, LCC, e biomarcadores em petróleo. Exerce pela segunda vez o cargo de Reitor da Universidade Federal do Piauí.

Academia de Ciências do Piauí (Acipi)

A Acipi foi fundada em 2002, por um grupo de professores, profissionais liberais e pesquisadores, reunidos na sede da Academia Piauiense de letras – APL. Nasceu com o objetivo de divulgar e difundir a Ciência, a Tecnologia, a Cultura e Arte no Brasil, em especial no Piauí.  Em 2015, foi declarada como utilidade pública estadual por meio da Lei nº6717/2015, e utilidade pública municipal através da lei nº4822/2015.

Sendo destinada a funcionar no Auditório Herbert Parentes Fortes, localizado na Avenida Miguel Rosa, em Teresina, através da Lei nº6837, de 06 de junho de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado nº104, sancionada pelo Governador Wellington Dias. A atual diretoria da Acipi tem como presidente, o Prof. Dr. Jônathas de Barros Nunes; Vice-Presidente, Luiz Ayrton Santos Junior; Secretário Executivo, Doutor Gisleno Feitosa; Tesoureiro, o Acadêmico Doutor Viriato Campelo; Coordenador de Comunicação da Acadêmica, Lisete Napoleão.

Desde 2003, a Academia está envolvida com atividades de colaboração nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, como a primeira 1ª Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí, Feiras Itinerantes de Ciência e Tecnologia, participação anual na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, bem como lançamento de diversos livros de autoria dos acadêmicos.  Nos últimos três anos  promoveu a reedição da Revista Academia de Ciências do Piauí, com o lançamento de três números, o último com foco na temática Transnordestina.

Fonte: SCS/UFPI

Fim do conteúdo da página