Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > I Jornada Científica de Sociologia e Filosofia

I Jornada Científica de Sociologia e Filosofia

Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 17h01
jornada sociologia e filosofia20191105161926

Os Programas Residência Pedagógica e PIBID, por meio dos Subprojetos Multidisciplinares de Filosofia e Sociologia da Educação, da Universidade Federal do Piauí, realizarão nos dias 11 e 12 de novembro de 2019, a I JORNADA CIENTÍFICA DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DA UFPI: Cenários e Vivências do Ensino de Sociologia e Filosofia na Educação Básica em Teresina.

O evento possibilitará discussões, reflexões e debates acerca das vivências e reflexões demandadas pelos Residentes e Pibidianos/as que atuam em escolas da rede pública da cidade de Teresina nas áreas de sociologia e filosofia, contribuindo de forma significativa para a formação dos futuros professores, atualmente em formação e atuando como bolsistas residentes e estagiários na educação básica. São jovens estudantes que experienciam concretamente os desafios de adentrar em salas de aula com o propósito de contribuírem criticamente com os processos de ensino-aprendizagens com práticas educativas e metodologias ativas que despertem para uma educação transformadora e emancipatória, envolvendo todos os sujeitos que atuam na escola, repensando a produção do conhecimento a partir das necessidades dos jovens e suas realidades, postulando, desta forma, uma educação que considere como prioridade a formação crítica e multidimensional da Juventude, tendo como mediadores da aprendizagem educadores comprometidos com a valorização da educação pública de qualidade.

A I Jornada Científica de Sociologia e Filosofia da UFPI será um espaço privilegiado de socialização e de intercâmbio de conhecimentos, mas também de questionamentos e reflexões críticas da situação de nossas escolas campos, das práticas educativas observadas e do cenário político-social que atravessa o campo educacional brasileiro, considerando especialmente as áreas das ciências humanas, enfocando prioritariamente o ensino de sociologia e filosofia. O evento em referência se configura em importante incremento para formação dos residentes e preceptores dos subprojetos, assim como para os Cursos de Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

A realização desta Jornada, além dos aspectos mencionados, poderá constituir um  fórum legítimo para articulação dos professores que atuam na educação básica, lecionando sociologia e filosofia, professores dos Cursos de Ciências Sociais e Filosofia da UFPI, UESPI e IFPI,  professores que atuam na Rede de Escolas Privadas e demais comunidade interessada em constituir um Coletivo para refletir sobre a realidade da educação básica em Teresina.

Link para inscrição: https://forms.gle/9pm6LpfvKgahjjsCA

Site do Evento: https://jornadacientificas9.wixsite.com/jornadasocfil