Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCHL > Aula Inaugural do Doutorado Interinstitucional em Ciências Jurídicas
Início do conteúdo da página

Aula Inaugural do Doutorado Interinstitucional em Ciências Jurídicas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aula Inaugural do Dinter em Ciências Jurídicas

Na noite desta segunda-feira (14), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou a abertura do Doutorado Interinstitucional em Ciências Jurídicas resultado da parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A palestra, que iniciou a aula inaugural, foi ministrada pelo Prof. Dr. Martônio Mont'alverne da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A solenidade aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Na ocasião, estiveram presentes, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRPG), Prof. Dr. Hélder Nunes da Cunha; o Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Prof. Dr. Nelson Juliano Matos; A Coordenadora do Curso de Graduação em Direito, Profa. Germana Trindade; A Representante da Coordenação do DINTER na UFPI, Profa. Adriana Castelo Branco; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Profa. Dra. Lorena de Melo Freitas; e o Coordenador do DINTER em Ciências Jurídicas da UFPB, Prof. Dr. Enoque Feitosa Filho.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor José Arimateia ao saldar os convidados da aula inaugural reafirmou os compromissos da Administração Superior da UFPI. "Desde que assumimos a gestão da UFPI há três anos, nós implementamos um novo modelo de gestão na Universidade, que se baseia no compartilhamento e diálogo com a comunidade acadêmica. Dentro das demandas solicitadas pela nossa comunidade, estava o Curso de Mestrado em Direito, e nós nunca medimos esforços para a realização deste DINTER, que objetiva a futura concretização da Pós-Graduação nesta área acadêmica", frisou.

Diretor do CCHL, Prof. Dr. Nelson Juliano Matos

O Diretor do CCHL, Nelson Matos, comenta a importância do DINTER para o Curso de Direito da UFPI. "A realização do DINTER representa uma nova fase para a Graduação em Direito da nossa Instituição, logo vai permitir a formação do nosso próprio programa de Pós-Graduação. Apesar de ser o último estado da região nordeste, a ter o seu Mestrado em Direito, é válido ressaltar o empenho do nosso corpo docente, e também da Administração Superior da UFPI para a realização deste Doutorado Interinstitucional", destacou.

Coordenador do DINTER em Ciências Jurídicas da UFPB, Prof. Dr. Enoque Feitosa Filho

O Professor Enoque Feitosa ressaltou o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a realização do Doutorado Interinstitucional. "Além do apoio da Coordenação da área de Direito da CAPES, que esteve sob a coordenação do Professor Martônio Mont'alverne, também é preciso citar a atitude proativa e participante da Universidade Federal do Piauí, sobretudo na pessoa do reitor desta Instituição, o Professor José Arimateia, e demais representantes da Administração Superior. Todos eles não mediram esforços, para disponibilizar todas as condições, viabilizando a realização deste DINTER", pontuou.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Profa. Dra. Lorena de Melo Freitas

Para a Professora Lorena Freitas, o dia 14 de dezembro marca o crescimento da Pós-Graduação no Brasil. "Na sexta-feira passada (11) foi aprovado novos mestrados e doutorados que em breve serão implantados por todo o país, mas é necessário salientar que em regiões historicamente, como o norte e nordeste, que sofrem com desigualdade econômica, o crescimento dos programas de Pós-Graduação é significativo", acrescentou.

O Doutorado Interinstitucional (DINTER) são turmas de doutorado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. As turmas estão vinculadas a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a 5. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.

Fim do conteúdo da página