Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Reitor visita CPCE/UFPI
Início do conteúdo da página

Reitor visita CPCE/UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 09h44

     Na manhã de sexta-feira, dia 14 de junho, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, iniciou a visita a Bom Jesus prestigiando a inauguração do prédio do Fórum da Comarca de Bom Jesus. O nome do prédio é em homenagem ao bispo espanhol Dom José Vázquez Díaz.

reitor 120190618092117

 A Solenidade contou com a presença do Governador e de demais autoridades

 

     O Reitor Arimatéia foi ao evento acompanhado pelo Diretor do Campus Profa. Cinobelina Elvas, o Prof. Dr. Stélio Lima, que considerou a ida do Reitor a Bom Jesus extremamente positiva. "O objetivo principal foi alcançado, que foi tratar sobre a recuperação do asfalto pelo governo do estado. Além de permitir um diálogo presencial para apresentar a situação orçamentária da Universidade para os coordenadores dos cursos do Campus", afirmou o diretor.

reitor 220190618092203

Reitor ao lado do Dirtor do Campus de Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Lima

 

     Segundo o Reitor, o Governador afirmou que ainda no próximo mês de julho haverá uma nova licitação das obras para recuperação do asfalto da ligação entre a estrada BR e o Campus Profa. Cinobelina Elvas.

     No final da tarde de sexta-feira, em visita ao Campus Profa. Cinobelina Elvas, o Reitor realizou reunião com 15 coordenadores de cursos, além do Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima. Foram discutidos os impactos dos bloqueios de recursos sofridos pela UFPI nos últimos meses.

reitor 320190618092325

Reitor em reunião com coordenadores dos cursos do Campus de Bom Jesus

 

     Ao longo do dia, o Reitor também recebeu alguns professores para negociação de demandas específicas, entre eles: Luciana Barbosa e Elaine Martins (coordenadora e vice do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias); Wagner Costa Lima (diretor do Hospital Veterinário de Bom Jesus); e Lílian Catenacci (do curso de Medicina Veterinária) e Sílvio da Costa e Silva (da Licenciatura em Ciências Biológicas).

     Segundo a Profa. Dra. Luciana Barbosa, a visita do Reitor foi importante para que fosse possível apresentar demandas, oferecer retorno de demandas anteriores e pensar ações para que se possa continuar crescendo enquanto pós-graduação e, principalmente, enquanto Universidade.

reitor 420190618092421

Profa. Dra. Luciana Barbosa e Profa. Dra. Elaine Martins em reunião com o Reitor

 

     O Prof. Dr. Wagner Lima reforça esse ponto de vista ao destacar que o estreitamento dos laços com a Reitoria é relevante para deixar a instituição a par de tudo que está acontecendo, auxiliando na solução de eventuais problemas. "Esse contato com o Reitor facilita que façamos as coisas acontecerem e que todas sejam resolvidas da melhor forma possível", pondera Wagner.

reitor 520190618092511

Prof. Dr. Wagner Lima e Prof. Dr. Stélio Lima apresentam demandas ao Reitor

 

     A Profa. Dra. Lílian considera que a visita do Reitor foi positiva, sobretudo, porque será possível negociar com a Direção do Campus a partir de mais informações. "Importante também porque ele nos ouviu. O Prof. Silvio deu uma ideia de solução para um problema e o Reitor aceitou", ressaltou Lílian.

     Ao que o Prof. Sílvio concordou: "pudemos discutir bastante a ideia da autossustentabilidade, uma necessidade não só do campus de Bom Jesus, mas também da instituição como um todo".

reitor 620190618092636

Reitor recebe Profa. Dra. Lílian e Prof. Dr. Sílvio da Costa e Silva

    

     Ainda na tarde da última sexta-feira, o Reitor visitou as recém-inauguradas instalações do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do Campus Profa. Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, junto ao Diretor, Prof. Dr. Stélio Lima.

   O espaço oferece serviços de Psicologia (pela servidora Thalita Pacheco); de Serviço Social (por Maria José Castro Diógenes); e de Pedagogia (por Marcelo Manoel de Sousa).

reitor 920190618100148 Reitor visita novas instalações do NAE

 

     Segundo a psicóloga Thalita Pacheco, essas visitas presenciais são essenciais para que se mantenha a proximidade com a Reitoria, sobretudo quando se considera a distância geográfica entre Bom Jesus e Teresina. "É importante deixar esse diálogo aberto para que a Reitoria possa acompanhar o Campus e saber mais sobre nossas potencialidades e necessidades também", pondera Thalita.

reitor 820190618092841

Reitor conversa com profissionais do NAE/ Bom Jesus

 

     A visita do Reitor a Bom Jesus foi encerrada na manhã de sábado, 15 de junho, com a participação na segunda edição do Zoo na Praça. Promovido pelo curso de Biologia na Praça do Fórum, o evento contou com oito barracas, visitadas por cerca de 150 alunos da rede básica de ensino e 100 pessoas da cidade como um todo.

reitor 1020190618093022

Segunda edição do Zoo na Praça

 

     Segundo a organizadora, Profa. Dra. Josenir Camara, do curso de Ciências Biológicas do Campus Profa. Cinobelina Elvas, o objetivo do evento foi disseminar o conhecimento que é gerado na Universidade, mostrando os diferentes grupos de animais, por exemplo, de forma lúdica. "Assim, fica mais fácil que a sociedade em geral compreenda", defende Josenir.

reitor 1120190618093117

Alunos apresentam os diferentes grupos de animais

 

     Duas estudantes do curso demonstraram que entenderam a intenção do Zoo na Praça. Welen Santos afirmou que "quando fazemos essas feiras, estamos levando o conhecimento que adquirimos na Universidade para o público". Thaís Xavier, por sua vez, destacou que o caráter lúdico atrai sobretudo os mais jovens. "As crianças são as que mais têm interesse e apreço por jogos. Então usamos isso para chamar a atenção delas. O importante é passar esse conhecimento para, quem sabe, elas se interessem pelo curso de Ciências Biológicas futuramente".

reitor 1220190618093402

Feira tem por objetivo levar conhecimento para além da Universidade

 

     A organizadora do evento acredita que a presença do Reitor nessa segunda edição ajude a fortalecê-lo. Na opinião da Profa. Josenir, "os alunos acabam se motivando mais, se sentindo mais importantes pela visita do Reitor. Então a tendência é que eles se engajem até mais para os próximos eventos. Isso fortalece, além do nosso curso, o nosso campus, fazendo com que seja reconhecido. Afinal, a gente está distante da capital, mas está trabalhando bastante".

reitor 1320190618093212

Reitor e alunos durante evento

 

     Em sua avaliação sobre essa viagem a Bom Jesus, o Reitor Prof. Dr. Arimatéia Lopes, afirma que foi uma viagem produtiva, pois, apesar do pouco tempo, o tempo foi bem aproveitado. "Estivemos com coordenadores e professores do CPCE, recebendo algumas demandas e dando possíveis encaminhamentos. Depois fomos à inauguração do novo prédio do fórum. E encerramos com esse evento Zoo na Praça, que foi muito interessante porque tivemos a oportunidade de conhecer não apenas trabalhos produzidos por estudantes da própria Universidade, mas também por alunos do Ensino Médio orientados por professores da UFPI".

     O Reitor finaliza ressaltando a importância de eventos como esse. "São eventos fundamentais para ajudar a trazer a comunidade para o nosso lado para defender a Universidade, conhecendo sua relevância e que tipo de pesquisa ela faz".

 

 

Fim do conteúdo da página