Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

I Seminário de Ciências Biológicas do Vale do Gurgueia (I SCBVG) e XI Semana da Biologia

Imprimir
Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 08h33

     O I Seminário de Ciências Biológicas do Vale do Gurgueia (I SCBVG) e XI Semana da Biologia terá como tema “Desafios, inovações e avanços em Ciências Biológicas na região sul do Piauí para redução das desigualdades no âmbito nacional”. Este evento de natureza técnico, científico e cultural será promovido em sua primeira edição sob a coordenação de membros do corpo docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, juntamente com discentes representantes do centro acadêmico e demais alunos, do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE-UFPI), localizado no município de Bom Jesus-PI.

    A programação ocorrerá entre 16 e 19 de outubro de 2018 durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2018), nas dependências do CPCE, com atividades de extensão realizadas também na Fazenda Alvorada (no município de Alvorada do Gurgueia-PI), na Praça central de Bom Jesus-PI e em Cristino Castro-PI. Serão ofertadas palestras, mesas-redondas e minicursos, ministrados por professores da UFPI e profissionais de outras instituições, além de mostras científicas, apresentação de trabalhos e atividades culturais. O I SCBVG tem como objetivo principal contribuir com a formação de profissionais, em especial educadores de ciências, conscientes e críticos frente às questões técnico-científicas e sociais, uma vez que serão discutidos temas pertinentes às Ciências Biológicas na região do Vale do Gurgueia, visando articular a aplicação dos conhecimentos científicos para redução da desigualdade social, educacional e econômica dessa região.

     O evento terá como público-alvo a comunidade acadêmica em geral (discentes e docentes dos campi da UFPI, em especial do CPCE, dos campi UESPI, e de instituição de ensino superior particular da região); a comunidade do ensino básico de rede pública e privada da região (em especial professores das áreas das ciências); a comunidade do ensino profissionalizante e técnico, em especial o Colégio Técnico de Bom Jesus; a comunidade geral, ou seja, interessados de outros segmentos da sociedade; e profissionais das áreas biológicas e afins. Os participantes do evento terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Os melhores trabalhos serão selecionados para as apresentações orais, e em cada modalidade (poster e oral) serão premiados os melhores trabalhos.

     Será realizada uma atividade de extensão denominada BioBlitz, no último dia do evento (19/10/2018) no turno da manhã. O BioBlitz será desenvolvido na Fazenda Alvorada (Alvorada do Gurgueia-PI), sendo coordenado por biólogos, os quais serão subdivididos em diferentes grupos, segundo suas especialidades (botânicos, zoólogos, entomólogos). Na ocasião, as espécies encontradas no campo serão contadas, fotografadas e mapeadas. Concomitantemente ao BioBlitz, estandes serão montados nas praças centrais dos municípios de Bom Jesus e Cristino Castro abordando a temática “Difundindo ciência no dia do Piauí”, onde trabalhar-se-á junto à comunidade temas como reciclagem, preservação da água e cuidados com a saúde.

     Durante o evento também será realizada uma campanha de uso contínuo de canecas ao invés de copos de plástico descartáveis, estimulando a conscientização da comunidade acadêmica quanto à importância de se evitar o uso de copos descartáveis no dia a dia.

     A programação completa e maiores informações estão disponíveis no site do evento: https://doity.com.br/iseminariodecienciasbiologicasdovaledogurgueia

 

Fim do conteúdo da página