Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Projeto de Implantação e Avaliação de Bananeira Pacovan no Assentamento Brejo dos Altos
Início do conteúdo da página

Projeto de Implantação e Avaliação de Bananeira Pacovan no Assentamento Brejo dos Altos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

                                                        foto brejo 320180507165456

     

     O potencial da fruticultura para a transformação da atual realidade socioeconômica da Região Nordeste deve-se a vários fatores, como:

Disponibilidade de mão de obra;

Boas condições edafoclimáticas e localização geográfica, o que favorece a produção de culturas com menor risco de ocorrência de pragas e doenças;

Baixo custo do emprego gerado, em relação aos demais segmentos econômicos, e pela grande expectativa de exportações de frutas devido ao crescimento do consumo mundial.

     A fruticultura brasileira vem se destacado nos últimos anos como um dos segmentos da economia que mais cresce no país. O setor agrícola apresenta-se em plena evolução, tanto no que diz respeito à produção de frutas in natura como industrialização, que já representa mais de 47% do consumo de frutas no Brasil.

     Este projeto está sendo realizado no Assentamento Brejo dos Altos. O assentamento além de possuir um poço, os lotes limitam-se com o rio Gurguéia, possuem terras aptas para o cultivo de diversas culturas. O Objetivo do projeto é realizar implantação e avaliação de bananeira Pacovan durante todo o ciclo vegetativo e produtivo no Assentamento Brejo dos Altos, com isso incentivar com os resultados outros produtores da comunidade a cultivarem a cultura e fortalecimento do consumo de frutas e geração de renda na comunidade incentivo aos fruticultores da região.

     O trabalho está sendo coordenado pelo prof. Dr. Gustavo Alves Pereira e conta com o apoio do FRUTAGRO (Grupo de estudos em fruticultura da UFPI) e AGRITEC Jr. O experimento foi montado em dois produtores potenciais no assentamento, com 2 sistemas de manejo constituídos pela cultivar ‘Pacovan’, sendo 50 plantas no manejo corretamente (Capina, Desbaste de plantas, irrigação e etc) e 50 plantas como é cultivada atualmente na comunidade.

    Este projeto segue este eixo metodológico para que seja garantida a construção conjunta de conhecimentos, assim permitindo que os saberes já acumulados pelas famílias do assentamento possam se somar aos conhecimentos técnicos da universidade para a construção de uma proposta comum. O trabalho foi implantado no dia 23/04/2017 e no dia 02/05/2018 começamos a colher os primeiros cachos de banana para avaliação e colocados a disposição dos produtores para comercialização.

     O projeto conta com o apoio da UFPI/CPCE e auxilio de bolsa de extensão da PREXC no PIBEX 2018-2019.

 

 foto brejo 120180507170604  foto brejo 220180507170750  

 foto brejo 420180507171731

Fim do conteúdo da página