Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > I DIA DE CAMPO DA FAZENDA EXPERIMENTAL ALVORADA DO GURGUEIA
Início do conteúdo da página

I DIA DE CAMPO DA FAZENDA EXPERIMENTAL ALVORADA DO GURGUEIA

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

I DIA DE CAMPO DA FAZENDA EXPERIMENTAL ALVORADA DO GURGUEIA

Foto 1 Estação Manejo de pastagens com colaboração dos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina veterinária  Foto 3 Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima diretor do Campus Profª Cinobelina Elvas

Foto 4 Manejo racional uso de bandeiras para manejo do gado  5 Encerramento do dia de campo Equipe GEPPABE e participantes

I Dia de Campo da Fazenda Experimental Alvorada do Gurgueia-FEAG "Integrando saberes - Animal - Vegetal, Comunidade - Universidade", ocorreu na manhã do último sábado (28). A fazenda pertence a Universidade Federal do Piauí, Campus Profª Cinobelina Elvas, localizada na cidade de Alvorada do Gurguéia, no sul do estado.

O I Dia de Campo da FAEG foi idealizado a partir de um projeto de extensão com a principal temática "Bem estar animal", coordenado pelas professoras Priscila Teixeira de Souza Carneiro e Viviany Lúcia Fernandes dos Santos, com o propósito de uma produção animal mais racional e comprometida com o meio ambiente.

Estudantes dos cursos de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia agronômica, Engenharia Florestal fizeram parte do evento, além de alunos da Escola Técnica de Bom Jesus e a da Escola Família Agrícola de Elizeu Martins, técnicos e produtores rurais das cidades de Bom Jesus, Eliseu Martins, Cristino Castro e Uruçuí.

O dia de campo foi dividido em seis estações: manejo racional na vacinação, desmame racional, manejo de pastagem, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo conservacionista do solo e fruticultura. Também houve uma mostra dos trabalhos que já foram desenvolvidas na FEAG desde sua criação.

Segundo a coordenadora do projeto Profª Drª Priscila Teixeira de Souza Carneiro “Os três objetivos principais foram alcançados com sucesso na realização desse dia: a protagonização dos estudantes do GEPPABE (Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Animal e Bem estar) do CPCE/UFPI na construção e realização do evento; a troca de saberes entre a comunidade acadêmica, agricultores e técnicos e a ocupação e visibilidade das atividades realizadas na FEAG, patrimônio de todos nós que fazemos essa Universidade e de grande importância na consolidação do aprendizado de todos os estudantes. Contudo, esse evento jamais seria possível sem a participação de todos e o apoio da Direção do CPCE, do Centro Acadêmico de zootecnia, do Núcleo de Agroecologia Vale do Gurguéia, FRUTAGRO, SFPENE, ADUFPI e Prefeitura de Bom Jesus”. E com esse sentimento de gratidão a todos que fizeram esse dia acontecer, nos fortalecemos na construção coletiva de uma Universidade justa, participativa, integradora e democrática, buscando sempre o diálogo, a troca de saberes, a valorização dos sujeitos e a formação de estudantes mais comprometidos com o meio ambiente, com as pessoas, plantas, solo e animais” conclui.

O diretor do Campus Prof. Dr. Stélio Bezerra Pinheiro de Lima enfatizou “O Dia de Campo da Fazenda Alvorada do CPCE foi um sucesso e atingiu todos os objetivos esperados. Fica evidente que precisamos intensificar nossas ações de inserção do Campus na região e ações como essa ajudam a concretizar essa relação, portanto, parabenizo todos os organizadores que abraçaram a causa e fizeram desse evento mais um grande marco do CPCE. A direção apoio e apoiará sempre a ações que estimulam e aproximam universidade da comunidade”.

O evento é uma realização do grupo de estudos e pesquisa em produção animal – GEPPABE, grupo multidisciplinar, com estudantes dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia e Engenharia Florestal.

Profª Drª. Pollyana da Silva Manejo racional na vacinação de bovinos    Prática sobre boas práticas na vacinação de bovinos

Manejo racional recompensa após manejo na vacinação

 

Fim do conteúdo da página