Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Pesquisa sobre sanidade de pequenos ruminantes no CPCE

Pesquisa sobre sanidade de pequenos ruminantes no CPCE

LENTIVIROSE DE PEQUENOS RUMINANTES (LVPR) AGORA É TEMA DE PESQUISA EM PROJETO DESENVOLVIDO PELO CAMPUS PROFESSORA CINOBELINA ELVAS (CPCE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

O projeto intitulado “CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS E SOROPREVALÊNCIA DAS LENTIVIROSES DE PEQUENOS RUMINANTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO PIAUÍ” é um projeto de levantamentos inéditos na região sul do nosso Estado. O Prof. Dr. Ney Rômulo de Oliveira Paula e Prof. M.Sc. Bruno Leandro Maranhão Diniz, autores e executores deste projeto e lotados no CPCE, esperam com isso contribuir expressivamente com a região e com produtores locais que possuem a caprino e a ovinocultura como atividade econômica ativa. O projeto em destaque, que desde maio de 2009 encontra-se em andamento, é segmento de um macro-projeto aprovado no CNPq por título “ESTUDO ZOOSSANITÁRIO DA CAPRINOCULTURA E DA OVINOCULTURA TROPICAL: Epidemiologia, Riscos e Impacto econômico das enfermidades”, de autoria do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Dr. Francisco Selmo Fernandes Alves, correspondente ao Edital: CNPq/MAPA/SDA No 64/2008, registrado com o número 578527/2008-1 e orçado no valor de R$ 430.000,00 (quatrocentos e trinta mil reais), tendo como instituição executora neste Estado a Universidade Federal do Piauí, no Campus Profa. Cinobelina Elvas, e sob a coordenação regional do Prof. Dr. Ney Rômulo. O projeto agrega a si a inclusão de três bolsas de pesquisa que contemplam alunos desta instituição e a formação de dados para a construção de Tese de doutoramento de professores envolvidos no projeto. Objetiva-se com o mesmo caracterizar o sistema de produção de caprinos e ovinos e estimar a prevalência de lentiviroses de pequenos ruminantes (LVPR) na região Sul do Piauí, através da aplicação de questionário investigativo e teste sorológico.

Maiores Informações:

(89) 3562.2361 – Chefia de Curso de Medicina Veterinária