Página inicial > Reitoria > UFPI > Editais - UFPI > Serviços-ufpi > UFPI realiza I Simpósio de Leituras, Reflexões e Diálogos

UFPI realiza I Simpósio de Leituras, Reflexões e Diálogos

plateia.jpg

Com o objetivo de promover o incentivo à leitura, o Grupo de Estudos PROLETRAS e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras  (PPGEL) realizam nos dias 13 e 14 de novembro o I Simpósio de Leitura, Reflexão e Diálogos. O evento traz a participação de doutores e mestrandos do PPGEL para abordar temas como leitura e tecnologia e as dificuldades no ensino de leitura e escrita na Educação Básica.

A atividade busca promover um espaço de discussão sobre leitura a partir da divulgação de estudos e partilhas de percepção e ações sobre leitura. Na programação, a realização de minicursos, mesas-redondas, diálogos, palestras, oficinas, atividades culturais e comunicação oral.

segunda mesa da tarde.jpg

Mesa-redonda sobre tecnologia e leitura

Na tarde desta segunda-feira (13), no  Auditório Profª. Salomé Cabral (CCE), aconteceu a realização de mesas-redondas. Uma das atividades abordou as principais descobertas da área da tecnologia relacionadas a leitura. A mesa foi composta por alunas do Mestrado em Letras. "A mesa aborda como o cérebro se comporta enquanto a pessoa está lendo a partir da analise de ressonância magnética e eletroencefalogramas, tudo em tempo real sobre o comportamento do cérebro durante a leitura. As imagens são captadas e a partir daí, são descobertas as áreas ativadas no cérebro enquanto as pessoas leem", explica a aluna do Mestrado em Letras Marília Mesquita.

coordenadora do evento.jpg

Profa. Dra. Maria Angelica Freire de Carvalho, da Coordenação do Curso de Letras Vernáculas ad UFPI, coordena o evento

A Profa. Dra. Maria Angelica Freire de Carvalho (CCHL), coordenadora do simpósio, ressalta que a ideia do evento é promover a interação entre os professores da educação básica e os professores da universidade. Para ela, "A proposta é ouvir os professores acreditando nas dificuldades enfrentadas por eles e não propor soluções, já que essas ainda não existem, mas comentar essas dificuldades repensando a situação dessas dificuldades no âmbito escolar e apresentar propostas que observe as perspectivas não só das dificuldades enfrentadas pelos professores, mas também analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos".

O I Simpósio de leitura, reflexões e diálogos  dá continuidade a sua programação nesta terça-feira (14) com a realização de atividades culturais, troca de livros, sessões de comunicação oral que abordarão prática, reflexão e construção de sentido, minicursos e oficina de vídeo e poema.

Confira mais fotos:

monitores do evento.jpg