Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas e Projetos
Início do conteúdo da página

Programas e Projetos

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 08h52


PROCEDIMENTO PARA CADASTRAMENTO DE PROGRAMAS/PROJETOS DE EXTENSÃO

1.  Após o preenchimento do formulário próprio, será necessário realizar o cadastro junto ao protocolo do Campus.
2.  O processo será encaminhado a Coordenação de Ações de Extensão, sob os cuidados da auxiliar administrativa desta coordenação, Ana Claudia.
3.  Será encaminhado paraaprovação junto ao departamento/chefia de curso.
4.  Todos os projetos e programas propostos serão inseridos na Pauta do Conselho Departamental e, após deferimento serão enviados a PREX.

RELATÓRIO EXTENSÃO 2017

Segundo informações da pró-reitoria de extensão (PREX), os alunos que praticam ou estão envolvidos com as várias atividades de extensão universitária que vêm sendo executadas no Campus Ministro Reis Velloso – CMRV somam hoje 479 estudantes, entre bolsistas e voluntários. Ao compararmos o número de estudantes matriculados neste Campus no período de 2017.1, que são 3.880 estudantes, com o número de estudantes que se dedicam as atividades de extensão 479, podemos observar que 12,34% dos 3.880 estudantes matriculados no CMRV se dedicam a alguma atividade de extensão universitária.

O Campus de Parnaíba foi contemplado com 87 bolsas de estudos, no último edital do PIBEX, para a realização de atividades vinculadas a projetos e programas de extensão. Contudo, estas bolsas representam apenas 18,16% dos estudantes que praticam extensão no CMRV, pois os demais 81,84% dos alunos que realizam extensão são voluntários. Estes números demonstram a força que a extensão tem de fornecer aos discentes do CMRV atividades produtivas, comunitárias e que levam a cultura local para dentro e fora do nosso Campus, além de fornecer conhecimento e o prazer de trabalhar com a comunidade, seja esta acadêmica ou não.

Com uma força de trabalho e atividades marcadamente voluntária, a extensão universitária no CMRV, declara estar livre de conceitos que dizem que “deve existe a necessidade de uma remuneração financeira para que se possa realizar um projeto ou programa qualquer”. As atividades e ações na extensão do CMRV são uma prova que o interesse pelas áreas que são envolvidas, e principalmente o fato dos discentes acreditarem na realização do projeto que estão atuando, coloca a extensão como uma das áreas de grande potencial de captação de recurso humano (voluntários) na UFPI/CMRV e com grande potencial, diante da atual condição de déficit de bolsas de estudos, realidade não somente para a extensão, mas também para ensino e pesquisa, em todo o Brasil.

A extensão no CMRV vem sendo praticada através de 56 projetos e programas de extensão. Com um total de 49 projetos (87%) e 7 programas (13%), as atividades contemplam várias áreas como saúde, ensino, cultura e atividades lúdicas como apresentações teatrais.

Em uma visão mais ampla da distribuição de bolsas e quantidade de projetos cadastrados junto a PREX, o Campus de Parnaíba tem a maior quantidade de projetos cadastrados, junto a pró-reitoria de extensão, e também foi contemplado, no último edital PIBEX 2017, com a maior quantidade de bolsas entre todos os campi e centros da UFPI.

Tais números e resultados demonstram uma identidade do nosso Campus com as atividades voltadas para a extensão universitária, cultura e atividades lúdicas, o Campus Ministro Reis Velloso comprova seu potencial e interesse por meio das realizações de boas práticas e ações na extensão, mas também com uma boa relação de aproveitamento dos recursos financeiros (número de bolsas) e humanos (número de alunos) empregados na extensão universitária.   

Com relação ao número total de projetos e programas de extensão cadastrados, independentemente de concorrer ao edital do PIBEX, o Campus de Parnaíba mais uma vez se destaca, quando comparado com os demais Campi e centros da Universidade Federal Piauí – UFPI. A importância deste levantamento vai muito além de simples números que representam o interesse dos alunos e professores do CMRV pela extensão, e sim representa o potencial produtivo do corpo docente e discente deste Campus para o desenvolvimento das atividades, ações, cursos e eventos de extensão universitária no Campus Ministro Reis Velloso – CMRV.

Passo a passo para realizar o cadastro de Programas e Projetos de extensão.

  • Após o preenchimento do formulário próprio, será necessário realizar o cadastro junto ao protocolo do Campus.
  • O processo será encaminhado a Coordenação de Ações de Extensão, sob os cuidados da auxiliar administrativa desta coordenação, Ana Claudia.
  • Será encaminhado para aprovação junto ao departamento/chefia de curso.
  • Todos os projetos e programas propostos serão inseridos na Pauta do Conselho Departamental e, após deferimento serão enviados a PREX.

Passo 1: Preenchimento do formulário de cadastro que consta no site da UFPI conforme o link que segue http://www.ufpi.br/formulario-de-cadastro

Passo 2: Realizar o cadastro junto ao protocolo do Campus(bloco 11, sala 05), encaminhando para a Coordenação de Ações de Extensão. 

Passo 3: O processo será encaminhado para o departamento/chefia de curso para inserir na Pauta da reunião e anexar ata.

Passo 4: O processo será encaminhado para o  Conselho Departamental para inserir na Pauta da reunião e anexar ata.

Passo 5: Após o deferimento do Conselho Departamental a proposta será encaminhada para a PREX em Teresina.

 

 

Fim do conteúdo da página