Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Imprimir
Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 15h41

O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) é uma escola de educação profissional vinculada à Universidade Federal do Piauí (UFPI). O CTBJ foi fundado em 1981, com a instituição do então Colégio Agrícola de Bom Jesus (CABJ) que teve sua nomenclatura alterada para Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) em 2016.  Estamos situados na região do Vale do Rio Gurguéia, no sul do Estado do Piauí, na cidade de Bom Jesus, a 640 km da capital, Teresina (PI). A criação de uma Escola Federal representou uma grande conquista para toda região, que ainda estava desassistida em relação à educação básica e, principalmente, à educação profissional.

A primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária teve início em 21 de março de 1982, na Vila Stela, em uma área de 22,5 hectares, onde hoje são desenvolvidas atividades de campo como:

  • Bovinocultura
  • Apicultura
  • Forragicultura, entre outras

​Em 1993, foi adquirida outra área, no Planalto Horizonte, através da doação da Prefeitura de Bom Jesus, que concedeu uma área de 50 hectares onde funcionava uma escola municipal de 1º grau (ensino fundamental). Com isso, o CTBJ ganha a sua segunda sede, para onde foram transferidas todas as atividades administrativas e didático-pedagógicas, passando a ofertar também o Curso de Pré-qualificação em Agropecuária de 1º grau.

Em 2006, iniciamos o Programa de Expansão do Ensino Profissionalizante (PROEP), possibilitando a melhoria e a expansão de nossa estrutura física, com a construção de novas salas de aulas e laboratórios de informática, química e enfermagem, o que nos permitiu a oferta de novos cursos técnicos.

A partir de 2007, o CTBJ passou a reduzir gradativamente a oferta de vagas para o Ensino Fundamental e a ampliar a oferta para Ensino Médio e Técnico, tendo como foco a formação técnica dos jovens da região sul do Piauí.

Em 2012, aderimos ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), pactuando cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), priorizando os eixos tecnológicos relacionados às expertises do CTBJ:

  • ambiente
  • saúde e segurança
  • hospitalidade e lazer
  • informação e comunicação
  • produção industrial e
  • recursos naturais

​Além dos cursos relacionados ao FIC, também ofertamos cursos técnicos de nível médio, na modalidade de Educação à Distância (EAD) e semipresencial, através do  Médio-Tec:

  • agente comunitário de saúde
  • vigilância em saúde
  • manutenção e suporte em informática

​Neste contexto, o CTBJ tem cumprido um importante papel em relação à oferta de Educação Básica aliada à Educação Profissional de nível médio, nas áreas de conhecimentos voltadas para Agropecuária, Enfermagem, Informática e Ensino Médio, contribuindo assim para alavancar o desenvolvimento socioeconômico da região sul piauiense.

Possuímos uma ampla infraestrutura em duas sedes distintas com diversos espaços e ambientes de aprendizagem: no Planalto Horizonte funciona a parte administrativa e pedagógica da escola e o setor de produção de suínos, caprinos, aves de corte (frango), cunicultura e ovinocaprinocultura, além de áreas destinadas a fruticultura, olericultura e pastagem; na Vila Stela funciona a Residência Estudantil e são desenvolvidas atividades de campo.

O CTBJ tem buscado aprimorar o trabalho desenvolvendo projetos voltados para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por meio de pesquisas e projetos do Pibic e Pibic - EM, Projetos de Extensão e Monitorias.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página