Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Em 20ª reunião remota, Grupo Gestor de Crise da UFPI apresenta balanço de ações

Em 20ª reunião remota, Grupo Gestor de Crise da UFPI apresenta balanço de ações

Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 11h49

image00003.jpeg

Vigésima reunião remota do CGC - UFPI

O trabalho do Grupo Gestor de Crise (CGC) tem sido central para orientar decisões tomadas na UFPI para auxiliar a comunidade acadêmica no enfrentamento da pandemia da covid-19. As instruções e estudos produzidos pelo CGC impactam também o redesenho de rotinas no estado e municípios no convívio com o novo coronavírus.

Nessa quinta (23), ocorreu a 20ª reunião remota do Grupo para analisar novas demandas e apresentar balanço do conjunto de ações implementadas desde 16 de março de 2020, data da primeira reunião presencial, que se estendeu por três dias, com discussões sediadas no Salão Nobre da Reitoria. Ao todo, o CGC já promoveu 23 encontros presenciais e remotos para refletir sobre a melhor maneira de diminuir impactos da doença na realização de atividades  e sobretudo resguardar a vida das pessoas.

Presidente do CGC, a Superintendente de Comunicação, Prof. Dra. Jacqueline Dourado, lembrou que a UFPI se antecipou na orientação da comunidade sobre a covid-19, antes mesmo da doença ser oficialmente notificada no estado. “No dia 29 de fevereiro, o primeiro alerta de comunicação do Ministério da Saúde foi colocado em forma de banner em nossa página na UFPI, já com informações e, a partir disso, ligamos o alerta para a questão. Já em 19 de março, lançávamos o Plano de Contingência da UFPI.”, recorda.

Participante da reuniao, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, destacou que "confia plenamente no trabalho dos integrantes dos grupos de trabalho do CGC e que a Administração Superior está sempre à disposição para ofertar apoio necessário para a execução das ações planejadas".

Balanço de Açoes

image00008.jpeg

O Prof. Dr. Emídio Matos, coordenador de GT e responsável pelo Plano de Ação Interinstitucional de Enfrentamento à covid-19 da UFPI, apresentou um balanço das ações desenvolvidas, que envolvem o trabalho de todos os centros da Universidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, com a Fundação Municipal de Saúde, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Fiocruz Piauí, e Secretarias Estadual de Planejamento e de Saúde.

No Eixo 1, “Apoio à comunidade interna”, foram destacadas ações como atividades de recreação e de psicopedagogia; de incentivo à atividade física em domicílio; vídeos de práticas integrativas em saúde; e elaboração de material digital sobre saúde do trabalhador – tudo disponível no site Coronavírus UFPI. Em breve, também estará no site um guia em vídeo com suporte básico de vida para leigos, trazendo orientações como reanimação cardiopulmonar, por exemplo.

O eixo “Comunicação e Informação” traz à comunidade as Webconferências UFPI, exibidas no Canal da Universidade no Youtube, que ja transmitiu 13 eventos até agora. Outra frente é a criação de perfis nas redes sociais e elaboração de podcasts sobre a covid. Todo o material produzido pelo Plano é disponibilizado com máxima urgência no site Coronoravírus UFPI. Sem esquecer as entrevistas concedidas pelos pesquisadores aos veículos de comunicação, com esclarecimentos sobre o novo vírus e combate às fake news.

“A UFPI tem aparecido para a comunidade, de fato, se colocando como fonte de informação à luz da ciência em relação a diversos assuntos relacionados à pandemia.”, avalia o Prof. Emídio Matos.

No eixo Sala de Situação, os trabalhos já resultaram na apresentação de 11 notas técnicas, além de consultorias à Prefeitura de Teresina e ao estado do Piauí inclusive embasando os protocolos de retomada segura das atividades comercias nas cidades. Está em preparação um mapa de risco das vulnerabilidades socioeconômicas em covid-19 em Teresina, em parceria com FMS e a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, para orientar alocação de recursos nas regiões de saúde da capital. Também está em confecção novas notas técnicas sobre reaberturas de bares e restaurante e sobre exercícios ao ar livre. Outra frente de trabalho é atualização de dados epidemiologicos com análise do aumento de casos com a reabertura gradual da economia.

Já no Eixo Intraestrutura e Recursos Humanos foi produzido um extenso protocolo sobre alojamento para profissionais; formulários para doadores de sangue; além de identificação de alunos e servidores da área de saúde para contratação temporária no combate à pandemia por orgãos estaduais e municipais. Foram realizadas campanhas de vacinação e segue o esforço multiplicado nos vários campi para a produção e distribuição de EPIs.

Enfermarias exclusivas para acolhimento de pacientes da covid-19 e capacitação de profissionais que atuam no estado e nas prefeituras são algumas das ações realizadas dentro do Eixo Hospital Universitário da UFPI, que inclui ainda rotinas de teleconsultorias e diversas pesquisas ocorrendo no Hospital.

No Eixo Arte e Cultura, as ações também se multiplicam. Destaque para a criação do Cajuína Fashion, uma série de lives pelo Youtube com temas sobre arte e saude; realização de minicursos básicos de música e de instrumentos no google meet, entre outros.

Por fim, o novo Eixo criado – Saída Responsável do Isolamento traz a produção de informativos, como checklist para gestores de parques, que foi entregue à Secretaria de Esporte e Lazer de Teresina. Outra frente é um projeto voltado ao Bairro Poty Velho para autocuidado da populaçao, que envolve a residência médica em Geriatra do HU, com visitas semanais de residentes ao bairro.

Confira o site Coronavírus UFPI para acompanhar as atualizações.