Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Comunidade da UFPI se mobiliza para auxiliar no enfrentamento do novo coronavírus no estado

Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 10h42

Desde que as autoridades de saúde passaram a alertar a população sobre o aumento de casos da Covid-19 no estado, surgiu em diversos setores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) uma grande mobilização que está resultando em inúmeras ações de apoio à população e a profissionais de saúde no combate à pandemia. A união e os esforços da comunidade acadêmica estão dando suporte a diversas instituições públicas de saúde do Piauí, para o enfrentamento dessa crise provocada pela disseminação da COVID-19.

lacen.jpg

PCRs calibrados e prontos para uso

Uma das ações da Universidade foi disponibilizar ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí ( LACEN ) dois equipamentos de qPCR, para auxiliar no aumento da capacidade de testes do COVID - 19, triplicando a quantidade de diagnósticos da doença. Os laboratórios de referência para o diagnóstico de COVID-19, como o LACEN de Teresina, estão utilizando kits de diagnóstico que precisam do aparelho de qPCR para realizar suas análises e consequentemente precisar a detecção do vírus.

WhatsApp Image 2020-03-26 at 11.24.20.jpeg

Doações a diversas cidades - Pensando na segurança dos profissionais de saúde que convivem com o alto risco de contrair a doença e com a falta de itens de proteção nos hospitais e centros de atendimento, já foram doados mais de 40 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPIs), incluindo máscaras, toucas, aventais, pares de luvas, campo cirúrgico; e mais de 600 litros de álcool etílico em solução a 70% e em gel. As doações beneficiaram o Hospital Universitário da UFPI (Teresina), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hemocentro de Floriano, Hemocentro de Picos e o Serviço Médico de Urgência ( Samu) de Picos.

Os materiais doados partiram do CCN, CCE, CCS, CT, PRAEC, Biotério ( do Campus de Teresina), e de diversos setores dos Campi de Picos e de Floriano, além do Colégio Técnico de Floriano. Gestores, professores, técnicos e estudantes da UFPI, sob a coordenação do Comitê Gestor de Crise, reuniram suas expertises e o desejo de ajudar para formar uma corrente de solidariedade em defesa da vida.

Contando com outros apoios, em breve, a UFPI irá divulgar a entrega de novas remessas de donaticos contendo EPIs e álcool etílico em solução a 70% e em gel, em volumes mais expressivos.

WhatsApp Image 2020-03-26 at 11.22.47.jpeg

Bom Jesus - No Campus Professora Cinobelina Elvas, as equipes estão produzindo álcool glicerinado para ser usado nos postos de saúde e nas Unidades Básicas de Saúde do município de Bom Jesus. A previsão é repassar à Prefeitura a doação de 85 litros do produto.

WhatsApp Image 2020-03-26 at 11.36.15.jpeg

Demonstração de máscaras Face Shield, que estao sendo doadas à UBS de Bom Jesus

Outra linha de atuação é a confecção de máscaras face shield, equipamento de segurança complementar para uso por profissionais de saúde, que consiste em uma placa de acetado cobrindo o rosto e presa à cabeça por um suporte produzido em impressoras 3D. O laboratório de Anatomia Animal através Prof. Dr. Guilherme J. Ferreira, Pesquisador em Inovação Tecnologia e uso de Tecnologia 3D em Ensino de Morfologia, juntamente com a secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus-PI, estão confeccionando Faceshield para a rede municipal de saúde. Essa ideia surgiu junto com a outros profissionais de Impressão 3D no Brasil, sobre a possibilidade de cada membro realizar este processo em seu município.

Em 4 dias já foram produzidos 17 Shields e tem-se a previsão para produção de pelo menos 50 unidades inicialmente. Após a apresentação do protótipo para a Secretária de Saúde , foram disponibilizadas filamentos, elásticos e acetato para a produção.O Faceshield é um EPI, complementar para proteção dos agentes que tem contato direto com pacientes criando uma barreira física aos aerossóis produzidos pelo paciente. Assim que todas as unidades básicas de Saúde receberem seus equipamentos pretende-se direcionar algumas unidades para o Pelotão da Policia Militar de Bom Jesus e para os Agentes da PRF.

Instalação do Comitê Gestor de Crise está sendo fundamental para articular decisões e minimizar impactos à comunidade acadêmica

WhatsApp Image 2020-03-26 at 11.36.52 (1).jpeg

Reitor da UFPI participando de reunião online do Comitê Gestor de Crise

Desde 16 de março, data do inicío da suspensão das atividades de aulas na UFPI, foi constituído um comitê gestor de crise, que já promoveu a realização de três grandes reuniões presenciais e em seguida encontros de forma remota e em reuniões online. Além do grupo ampliado e de subgrupos que fazem reuniões remotas temos também as reuniões ampliadas. Os esforços e a preocupação seguem com intuito de auxiliar toda a comunidade universitária, hospitais, postos de saúde, entre outros.

Essas reuniões servem também para acompanhamento do material de Brasília, de calendários de suspensão, entre outros. A parte burocrática necessária não tem parado. Além disso, vários grupos precisam estar à frente para doações e organização de fabricação de EPIs.

Video com Reitor da UFPI

reitorplay.png