Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Pesquisadores da UFPI e UFDPAR desenvolvem máscara respiratória reutilizável e de baixo custo para profissionais de saúde
Início do conteúdo da página

Estudante de Enfermagem da UFPI participa da campanha “fique em casa” promovida pela Red Iberoamericana

Imprimir
Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 16h52

39C7FD84 7048 4307 9394 8AA919E3EC9B20200323163616
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de permanecer em casa para coibir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, consequentemente, não sobrecarregar o sistema de saúde de vários países, alunos da Red Iberoamericana de Estudiantes de Enfermería (RIEENF) produziram uma campanha nas redes sociais em que fazem um apelo simples e extremamente fundamental para vencermos essa crise: “Fique em casa”. A Red é uma organização de estudantes vinculados à ALADEFE, e essa iniciativa convida à sociedade a reforçar suas medidas preventivas.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 14.13.33.jpg

No vídeo, com pouco mais de um minuto e meio de duração, aparecem estudantes de enfermagem vinculados a instituições de ensino superior de diversos países, como Panamá, El Salvador, Portugal e Chile. Agostinho Cruz é secretário geral da Red e aluno do 9º período de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí (UFPI/Teresina). Ele explica que a ideia surgiu em decorrência do preocupante contexto de pandemia em que nos encontramos.

“Diante disso, pensamos na ideia do vídeo como forma de orientar a população mais jovem, uma vez que esses podem ser assintomáticos e transmissores do vírus. Queremos apoiar a campanha de ficar em casa e incentivar os estudantes de enfermagem, assim como demais cursos na área da saúde, a apoiar, educar e proteger a comunidade e suas famílias”, destaca o secretário geral da Red.

WhatsApp Image 2020-03-23 at 14.13.33 (1).jpg

Ele ainda explica, que o objetivo da ação também é potencializar os discentes como ferramentas de mudanças sociais. “Nós consideramos que os estudantes que conhecem o compromisso com o desenvolvimento da profissão, adquiriram a responsabilidade de atuar como agentes de mudança, inovação e renovação da enfermagem na perspectiva internacional”, ressalta.

A Assessoria Internacional da RED conta com a Profa. Dra. María Antonieta Rubio Tyrrell (UFPI) e a Profa. Dra. Elba de Isaza (Universidade de Panamá). Há ainda os vice-presidentes Tanira Perez e Luis Aliaga; secretários Agostinho Cruz e Ana Carolina Alves; tesorero Ana Quezada; asesor Kevin Rojas; insercion politca, Cindy Concepcion; intercambio, Ulises Gomez e Edenis Carballo; comunicación y difusion, Juan Dominguez e Eleasar Justavino; investigación y post grado, reynaldo Gonzalez e Roberto Ferreira.

Clique para Video da Campanha:

rienfe-play.png

Fim do conteúdo da página