Página inicial > NAE - Núcleo de Assistência Estudantil

NAE - Núcleo de Assistência Estudantil

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 09h15

O núcleo está vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) por meio da Coordenadoria e Assistência Comunitária (CACOM), sendo sua gestão Compartilhada com a Diretoria do CMRV. Sua Estrutura organizacional é composta pelo Serviço de Benefício ao Estudante (SEBE), Serviço de Benefício ao Servidor (SEBS), Serviço Psicossocial e Pedagógico e pelo Serviço de Atendimento Médico e Odontológico. Esta política de benefícios tem a finalidade de propiciar ao aluno em situação de vulnerabilidade social e econômica as condições de permanência na instituição de ensino. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de desempenho acadêmico, já que age de forma preventiva nas situações de retenção e abandono de curso.

Horário de atendimento: Seg. a Sex. - 8h às 20h.

Telefone: (86) 3323-5270.
Site: www.ufpi.br/praec
Facebook: PRAEC-NAE do CMRV.
Assistente Social responsável: Luciana Mary da Silva Carvalho.
Assistente Social: Tainá Rodrigues Soares.
Médico: Não informado
Auxiliar de Enfermagem: Ana Kátia Braga.
Psicóloga: Fernanda Maria de Oliveira.

SERVIÇOS:

Residência Estudantil Universitária (REU)
Endereço: Av. Dep. Pinheiro Machado, nº 9999, Parnaíba, PI - 64204-305.
Beneficiados: Alunos do CMRV.

Isenção da Taxa de Alimentação (ITA)
Benefício que garante ao estudante de baixa renda o acesso gratuito ao Restaurante Universitário (R.U.). Destina-se, prioritariamente, aos alunos egressos dos programas de distribuição de bolsa. O aluno beneficiado com a REU também a ITA.

Bolsa de Apoio Estudantil (BAE)
Consiste no auxilio financeiro de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, creditados em conta corrente própria, por até 24 meses consecutivos. Este benefício prioriza o atendimento a alunos procedentes de famílias com renda de até um e meio salário mínimo por pessoa. Em contrapartida, o aluno deverá apresentar bom rendimento acadêmico.

Bolsa de Incentivo a Atividades Multiculturais e Acadêmicas (BIAMA)
Tem a finalidade de estimular a participação dos alunos em projetos supervisionados por docentes ou técnicos da UFPI, possibilitando sua formação ampliada e a melhoria da qualidade de vida, a partir de ações educativas que articulem ensino, pesquisa e extensão. O aluno recebe mensalmente uma bolsa de R$ 400,00, creditados em conta corrente própria, por até 24 meses consecutivos.

Auxilio-Creche (AC)
Atende alunos com renda de até um e meio salário mínimo, que comprovem ter filhos de até 2(dois) anos e 11(onze) meses de idade, com bolsa de R$ 400,00 mensais. A bolsa cessará quando o filho completar 3(três) anos de idade.

Serviço Psicossocial e Pedagógico
Atendimento aos estudantes, com vista à superação de problemas de ordem social, psicológica e pedagógica.

Serviço de Atendimento em Saúde
Promove campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Mama (Outubro Rosa) e de Próstata(Novembro Azul), campanha de Imunização e Doação de Sangue, campanha de sensibilização sobre o Uso abusivo de Entorpecente e outras Drogas, Aleitamento e Coleta de Leite Materno, Gravidez Indesejada, prevenção a DST’s/AIDS, fornecimento preservativos Femininos e Masculinos e campanha de conscientização sobre Violência Domestica. Além disso, realiza curativos simples e a administração de medicação, orientando e encaminhando a serviços de urgência/emergência e ambulatorial, quando necessário. Semestralmente, promove o Hiper-Dia, que oferece um mapeamento simplificado do perfil fisiológico( peso, altura, pressão arterial, temperatura axilar, glicemia, colesterol e triglicerídeos).

Serviço Odontológico (SEOD)
Assistência odontológica ao aluno por meio de procedimentos clínicos de dentística restauradora, prevenção, profilaxia, radiologia e exodontia simples.

- Como conseguir o Benefício?

O aluno aguarda o lançamento do edital de seleção, faz inscrição on-line, entrega a documentação na recepção do NAE, preenche um cadastro e solicita o auxílio de seu interesse. Observar no www.sigaa.ufpi.br os prazos para cadastro. Alunos comtemplados com bolsas devem apresentar-se à recepção, munidos de Atestado de Matrícula, Histórico Acadêmico e, no caso de bolsas, tais como BIAMA, BAE e AC, acrescenta-se a cópia de todos os documentos solicitados no Edital. Bolsistas devem recadastrar-se, semestralmente, munidos de Atestado de Matrícula e Histórico Acadêmico, de forma presencial.

Consultório Odontológico
O Consultório Odontológico do CMRV oferece assistência odontológica básica(profilaxia, aplicação de flúor, restauração, extração, raspagem) e atendimento básico gratuitamente.
Contatos: 86 3323-5270
Horário de atendimento: Seg. à Sex. 8h às 12h e 14h às 20h.
Responsáveis: Drª. Ariane da Costa Melo.
Procedimentos para atendimento:
1 – Na primeira consulta: O paciente recebe o cartão de consulta e agenda a data para uma primeira avaliação.
2 – Nos retornos: Com o cartão de consulta, são agendados a data e o horário para controle dos retornos.

- Como conseguir o Benefício? O aluno deve solicitar o atendimento na recepção. O serviço pode ser solicitado pelo aluno durante o período letivo.