Página inicial > EDITAIS - UFPI > Artigos científicos de professor do Departamento de Engenharia Mecânica são divulgados em revistas internacionais

O Prof. Dr. Antonio Sales Coelho, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve dois artigos importantes publicados ontem em revistas internacionais, frutos de uma longa colaboração que o pesquisador possui com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o professor, no artigo intitulado “Emaranhamento hexapartite em um oscilador paramétrico óptico acima do limite”, publicado na Physical Review, uma das mais antigas e mais respeitadas revistas científicas que publica pesquisas em todos os aspectos da física, “demonstramos, teoricamente e experimentalmente, a geração de emaranhamento modal hexapartito pelo oscilador paramétrico óptico (OPO) operando acima do limiar de oscilação. Mostramos que o OPO gera uma rica estrutura de entrelaçamento entre conjuntos de seis modos de banda lateral óptica que interagem através do cristal não linear. A classe de estados quânticos assim produzidos pode ser controlada por um único parâmetro, a potência do laser externo que bombeia o sistema. Nossa plataforma permite a geração de emaranhamento maciço entre muitos modos ópticos com frequências bem definidas, mas muito diferentes, potencialmente conectando nós de uma rede quântica multicolor”, explica.

“Um Sexteto de Modos Laser Entangled” foi o artigo publicado na Physical Review Letters e Physical Review A. Nesse estudo o grupo de pesquisadores lançou um laser verde em uma cavidade contendo um cristal de potássio-titanil-fosfato. As interações entre o laser e o cristal resultaram no cristal emissor de múltiplas frequências de luz, incluindo seis modos de cavidade que eram verdes ou infravermelhos. A equipe mediu as flutuações nas intensidades e fases desses seis modos, encontrando uma correlação estatística nos valores desses dois parâmetros que era indicativa de emaranhamento.

registrado em: ,