Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDITAIS - UFPI > Abertura do Seminário de Docência Superior 2018.2
Início do conteúdo da página

Abertura do Seminário de Docência Superior 2018.2

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

30072018-_DSC0559.jpeg

Teve início nesta segunda-feira (30), o Seminário de Docência Superior, que acontece todo semestre com o intuito de levar aos docentes recentemente contratados a compreensão da organização administrativa, acadêmica, regimental e normativa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como os processos de avaliação institucional.

O evento, realizado no Auditório do Departamento de Química, Centro de Ciências da Natureza (CCN) - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), possui um total de dezesseis horas de atividades diversas, como palestras e oficinas, e segue até esta terça-feira (31).

A Profa. Dra. Maraisa Lopes, coordenadora do curso de Letras Libras do Parfor/UFPI, fala da importância do seminário. “Nós vamos aprendendo ano a ano, grupo a grupo, a melhorar essas práticas que desenvolvemos e consolidamos durante o Seminário”.

A realização do Seminário atende à Resolução nº 039/08 – CONSUN, de 11/09/2008, no Art. 25 da Constituição Federal, que determina ao docente ingressante na Instituição participar de um Seminário de Docência Superior, em que sejam abordados aspectos de atualização pedagógica e da organização administrativa da Universidade.

O Seminário busca também propor uma reflexão sobre a prática docente e sobre a relação entre planejamento de ensino, avaliação de aprendizagem e inclusão acadêmica na organização e eficácia do trabalho. As informações prestadas por ele serão importantes para o devido exercício do docente na Instituição, pois cada um irá exercer funções em setores específicos. São abordados temas como as práticas pedagógicas, a ética na docência, mais precisamente as avaliações institucionais, como o ENADE, por exemplo, e essas informações básicas serão necessárias para o dia a dia do docente.

“É um momento extremamente importante, é uma oportunidade de acolhimento em que nós trazemos uma programação pensada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) para que os professores possam ter a oportunidade de perceber as diferenças dos campi fora de sede, as áreas de atuação e o momento de se conhecer um pouco sobre a administração e gestão acadêmica, além de refletir sobre algumas práticas”, explica a Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI.

 Pesquisador em Filosofia da UFPI debate sobre o tema: “A Ética (no contexto do Ensino Superior)”

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), da Universidade Federal do Piauí, por meio da Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar, promove a palestra “A Ética (no contexto do Ensino Superior)” dentro do Seminário de Docência Superior, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Luizir de Oliveira.

O pesquisador falou sobre breves aportes dos conceitos éticos e as práticas aplicadas às atividades, práticas docentes e profissionais da Universidade. Foram apresentadas e discutidas questões referentes às densas relações entre professor e aluno, professor e coordenações, professores e seus pares. Além disso, foram discutidos conceitos e reflexões sobre assédio moral e ou sexual, falsificação de atestado médico para justificar ausência no trabalho, descompromisso com serviço público, plágio, manipulação de banca de concursos, dentre outros assuntos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página