Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centro de Análises de Solos
Início do conteúdo da página

Centro De Análises De Solos

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 10h24

 

»Generalidades:

O Centro de Análises de Solos (CAS) foi criado neste Campus da UFPI com o propósito de prestação de serviços de análises desse material para fins comerciais e de pesquisa. O CAS foi construído e instalado para atender as necessidades da região agropecuária do sul do Piauí, tendo em vista a existência um laboratório deste porte apenas em grandes centros, e distando mais de 500 km dessa região. O objetivo do CAS é realizar análises químicas e de textura do solo para pesquisa e para agropecuaristas da região sul do Piauí, sempre em busca da qualidade e excelência nesse serviço prestado à sociedade.

»Histórico:

O CAS foi inaugurado em 2012 e desde então foi coordenado pelo Profº Júlio César de Azevedo Nóbrega, que cumpriu com sua função com distinção e grande esforço pessoal. Em 21 de março de 2014 o Profº Rafael Felippe Ratke foi nomeado Coordenador do Centro, estando no cargo atualmente.

CAS realiza análises químicas e de textura do solo para pesquisa e agropecuaristas da região desde 2012 (Tabela 1). Essas análises são de diversas pesquisas do campus cujos resultados foram utilizados em dissertações de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas, e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Fitotecnia, presentes no CPCE, bem como em monografias dos Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Tabela 1. Análises de solos realizadas no CAS desde 2012

Ano 2012 2013 2014 2015
Requerente        
Pesquisa 457 49 543 651
Produtor 130 51 86 208
Total 587 100 629 859

 

 

A partir de maio de 2014 as metodologias de análises do solo foram modificadas, devido o CAS participar do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade da Embrapa (PAQLF), onde foi cadastrado este ano. Dessa forma, hoje o CAS realiza as análises seguindo as metodologias desse programa de qualidade (veja as metodologias de análises de solos), que certifica o laboratório quando o mesmo atinge os níveis de qualidade aceitáveis. O CAS ainda não é certificado devido ser o primeiro ano que participa do PAQLF, sendo seu resultado final somente em 2015, e só após esse resultado final o laboratório é certificado.

Devido a estas adaptações o CAS passou um período de 09 meses sem prestar serviço aos agropecuaristas e à sociedade em geral, para melhorar a qualidade das análises, somente realizando análises para pesquisa, em função de testes realizados para avaliar a qualidade das análises.

»Estrutura e equipe:

O CAS possui um espaço físico adequado com salas específicas para cada tipo de análises e equipamentos. Possui um quadro de funcionários composto por um coordenador, uma secretária, dois técnicos em química e seis estagiários que são alunos do curso de Biologia e Agronomia.

»Funcionamento do Centro de Análise de Solos:

»Serviços Ofertados:

A partir do mês de janeiro de 2015, o CAS foi reaberto para prestar serviço de análises de solos à sociedade em geral, pelo fato de ter conseguido atingir padrões de qualidade aceitáveis nas análises de solos realizadas. Os serviços de análises de solos são cobrados em valor monetário para manter o funcionamento do CAS (veja tabela de preços).

Esses valores estabelecidos seguem uma média nacional de Empresas que fazem o mesmo serviço, sendo atrativo para os produtores rurais da região pelo fato de não haver necessidade de arcar com custos de frete para enviar as suas amostras de solo para fora do Estado do Piauí, além de ter um preço acessível. A cobrança das análises é realizada via GRU (Guia de Recolhimento da União); assim todo valor da análise é depositado na conta única da UFPI, sendo identificado como prestação de serviços laboratoriais do Centro de Análises de Solos.

O CAS atualmente tem a capacidade de realizar 40 análises de solos por semana, devido ao pouco material ainda disponível para realizar as análises, principalmente vidrarias e alguns equipamentos, que estão sendo licitados pela UFPI, para ampliar a capacidade do laboratório. O objetivo é realizar pelo menos 200 análises por semana para atender a demanda da região de Bom Jesus. Além disso, pretende-se ampliar os serviços prestados como a realização de análises de micronutrientes no solo, que ainda não é possível de ser realizada.

 

»Endereço para envio de amostras:

Centro de Análise de Solos: Campus Profª Cinobelina Elvas; Avenida Manoel Gracindo, Km 01, Bairro Planalto Horizonte; CEP: 64.900-000; Bom Jesus-Piauí.

 

»Contatos:

Email:

Telefone: (89) 3562-1151

 

»Coordenador do Centro de Análises de Solos:

Profº Rafael Felippe Ratke

 

»Mais informações:

Foto CAS CPCE 1 Foto CAS CPCE 2

Foto CAS CPCE 3

Fim do conteúdo da página