Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Imprimir
Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 09h55

Links relacionados:

imagem sem descrição.

PROLETRAS é a sigla que corresponde à denominação “Projeções em pesquisas e práticas de leitura e escrita”. Resulta de um conjunto de ações de pesquisa e de ensino, de caráter multidisciplinar, fundado em 2008, pela pesquisadora Prof.ª Drª. Maria Angélica Freire de Carvalho, com o objetivo de refletir, ampliar e compartilhar estudos e alternativas metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de práticas de leitura e escrita, abrangendo as perspectivas dos Multiletramentos e das tecnologias no ensino. Trata-se de uma iniciativa motivada por suas experiências em projetos iniciais para formação continuada de docentes, realizados junto ao Sistema colégio Militar Brasileiro no primeiro semestre de 2008, por meio dos quais colaborou na elaboração de material instrucional para cursos de formação a distância, semipresencial, para professores da Educação Básica.

A proposta seguiu registrada no diretório de grupo de pesquisa do Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil, CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/home.jsf?faces-redirect=true – PROLETRAS: Interletramentos e práticas de leitura e escrita no cotidiano escolar.

O grupo de Pesquisa busca relacionar os encaminhamentos de estudo às práticas docentes, estabelecendo diálogos nos mais variados aspectos que envolvem o ensino da leitura, em especial, afunilando o olhar para a atuação de professores de Língua Portuguesa, agentes de Letramentos, comprometidos com a realização de uma prática pedagógica crítico-reflexiva nos processos de leitura. Estratégias de ação: A função orientadora contempla identificar mecanismos do desenvolvimento cognitivo no processamento leitor; mediar o trabalho com material didático, facilitar e repensar a condução do ensino-aprendizagem; interagir com os alunos da universidade para que busquem ressignificar e reconstruir concepções e práticas pedagógicas.

Fim do conteúdo da página