Página inicial > Agenda UFPI > IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia e I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí
EmailImprimirExportar ICS

Título:
Quando:
01/11/17 - 04/11/17
Categoria:
Eventos UFPI

IX ENEE

Acontecerá entre 1º e 4 de novembro, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia (IX ENEE) e I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí.

Sediado no Piauí pela primeira vez, o IX ENEE é o maior evento regional da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia e  representa o esforço de docentes dos Laboratórios de Etnobiologia e Ecologia Vegetal (LEEV) e de Zoologia, Uso e Conservação da Fauna (ZUCON) do Departamento de Biologia da UFPI em promover a Etnobiologia e Etnoecologia no Estado.

O evento contará com a participação de palestrantes e ministrantes que são autores de diversos artigos e livros com publicação e alcance em escala global, a exemplo do professor Dr. Ulysses Paulino de Alburquerque (UFPE) e Dr. Rômulo Alves (UEPB), editores das obras  Methods and Techniques in Ethnobiology and Ethnoecology  (Editora Springer, 2014), Introduction to Ethnobiology (Editora Springer, 2016) e o recém publicado livro Ethnozoology: Animals in Our Lives (Editora Elsevier, 2017), com participação do docente UFPI, prof. Wedson Medeiros.

O encontro contará também com a participação do presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, prof. Dr. Gustavo Taboada Soldati (UFJF).

O Nordeste do Brasil é polo internacional em pesquisas etnobiológicas e etnoecológicas e a UFPI é um polo regional de pesquisas nas áreas Etnobiológicas e Etnoecológicas, com grupos e laboratórios de pesquisas consolidados principalmente nos campi Ministro Petrônio Portella (Teresina), Amílcar Ferreira Sobral (Floriano) e Prof.a. Cinobelina Elvas (Bom Jesus). Além disso, diversas pesquisas executadas no âmbito do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) do TROPEN-UFPI são desta área.

A realização do IX ENEE no Piauí é uma importante oportunidade de promoção da área para discentes de diversos cursos da instituição, sobretudo das graduações em Ciências Biológicas e Ciências da Natureza, além de estudantes de pós-graduação das áreas das Ciências Ambientais ou Biodiversidade.

O evento já conta com mais de 330 inscritos e a previsão é que alcance 400 participantes.

Site do evento: ixenee.org

Facebook: facebook.com/ixenee